Museu Municipal de Lagos apresenta exposição fotodocumental sobre António Crisógono dos Santos

O Museu Municipal Dr. José Formosinho, em Lagos, apresenta uma exposição evocativa dos 150 anos do nascimento de António Crisógono […]

O Museu Municipal Dr. José Formosinho, em Lagos, apresenta uma exposição evocativa dos 150 anos do nascimento de António Crisógono dos Santos, patente ao público até ao dia 27 de janeiro.

A exposição procura dar destaque ao acervo da Fototeca Municipal e, simultaneamente, homenagear um dos mais distintos fotógrafos de Lagos no início do século XX.

António Crisógono dos Santos nasceu na Sertã em 24 de novembro de 1862 e faleceu em Lagos em 29 de abril de 1934.

Fotógrafo Amador, editor de postais ilustrados e comerciante, manifestou grande sensibilidade para as coisas do quotidiano reproduzindo pessoas, locais e eventos que constituem hoje um importante património da memória coletiva de Lagos.

Foi pela sua ação de vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lagos que foi estabelecida a Feira Franca de Lagos, em 1931. Também desempenhou relevante papel na instalação da rede de esgotos da cidade, na eletrificação e nos acessos a zonas ribeirinhas.

Esta exposição, que estará patente ao público no Museu Municipal Dr. José Formosinho, até ao dia 27 de Janeiro, apresenta 26 reproduções, em formato A3, de postais da autoria de A. C. Santos, ilustrativos de locais, pessoas e eventos de Lagos registados nas três primeiras décadas do século XX.

Dez painéis no mesmo formato prestam informação sobre o homem, o artista e a sua obra.

O Hotel Tivoli Lagos, situado na Rua António Crisógono dos Santos, entidade patrocinadora da exposição, também contará com uma exposição subordinada à mesma temática composta por 10 reproduções de postais da autoria de A. C. Santos, a partir de 24 de novembro, data da efeméride, e dia da cerimónia de entrega dos prémios do VI Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural”, iniciativa integrada na Campanha Bandeira Azul que, este ano, decorre nesta unidade hoteleira.

Comentários

pub