Ministra Assunção Cristas encerra sessão de apresentação do livro “Mar Português” lançado pela Universidade do Algarve

“Mar Português” é o título do livro editado pela Universidade do Algarve, que vai ser lançado às 18h00 do dia […]

“Mar Português” é o título do livro editado pela Universidade do Algarve, que vai ser lançado às 18h00 do dia 21 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A apresentação, que conta com a presença de Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, será feita por Emílio Rui Vilar, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.

A sessão de abertura será presidida pelo reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, e pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas António Rendas. Já a sessão de encerramento, além da ministra, contará com a presença da secretária de Estado da Ciência Leonor Parreira.

Inserida na Semana da Ciência e Tecnologia 2012, organizada pela Agência Nacional Ciência Viva, esta iniciativa conta, ainda, com a participação de reputados especialistas, entre os quais Mário Ruivo, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), e Tiago Pitta e Cunha, Consultor do Presidente da República para os Assuntos da Ciência, Ambiente e do Mar.

No livro “Mar Português”,  estão reunidas as comunicações apresentadas no Encontro de reflexão realizado, por ocasião do Dia Nacional do Mar, na Universidade do Algarve, em novembro de 2011, centrado no tema “Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento” do Mar Português.

Trata-se de um conjunto de trabalhos que resulta das linhas de investigação consolidadas em várias universidades portuguesas ou de reflexões sobre a valorização do conhecimento, através de soluções empresariais.

Em qualquer dos casos, existe a preocupação de se definir um rumo para o melhor aproveitamento dos recursos que o Mar coloca à disposição do Homem, englobando nesta problemática a biologia e a biotecnologia, a gestão dos interfaces, as jazidas minerais, a energia, sem esquecer a logística, os transportes e o turismo, porventura os principais setores que, na atualidade, geram, com maior intensidade, excedentes financeiros líquidos.

Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, este fórum reuniu um grande número de investigadores que, nas universidades e instituições de investigação portuguesas, se dedicam às ciências do mar. Na sequência do encontro foi assinada “a Declaração do Algarve” que propõe um Road Map para o reforço do conhecimento no setor do Mar.

Este volume permite, ainda, dar nota pública de muitas das atuais preocupações que a comunidade científica e empresarial tem sobre o Mar, contribuindo para delinear uma intervenção suportada no conhecimento, que garanta a sustentabilidade deste sistema natural.

Uma exploração racional e responsável dos espaços marítimos nacionais e o aproveitamento dos benefícios económicos, sociais e culturais daí resultantes, dependem do desenvolvimento ativo das universidades e dos laboratórios de Estado dedicados à investigação e à formação superior em Ciências e Tecnologias do Mar, da capacidade de valorizar os resultados da I&D que eventuais parcerias com o mundo empresarial possam fomentar, bem como do reforço da cooperação nacional e internacional, em associação com outros agentes socioeconómicos.

Comentários

pub