Minhocas ajudam Loulé durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Projeto “Vermicompostagem Porta-a-Porta” é uma das estrelas das comemorações em Loulé da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que […]

O Projeto “Vermicompostagem Porta-a-Porta” é uma das estrelas das comemorações em Loulé da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala de 17 a 25 de novembro, para «consciencializar a sociedade para esta temática».

A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas ambientais que mais impacto causa, devido não só ao aumento da sua produção, como também ao tipo de resíduos produzidos e à sua perigosidade.

Apesar da produção de resíduos ser inevitável, existem formas de a minimizar e de tornar mais sustentável e menos nociva a sua gestão. É com base nesta premissa que decorre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Assim, e dando continuidade à dinâmica existente no âmbito da sensibilização e educação ambiental dos seus munícipes, a Autarquia de Loulé irá promover um conjunto de ações.

O Projeto “Vermicompostagem Porta-a-Porta” tem como principal objetivo sensibilizar os munícipes aderentes para a importância de reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis produzidos no dia-a-dia, e que normalmente são encaminhados para aterro sanitário.

Pretende-se ainda contribuir para a fertilidade dos solos, através da adição de matéria orgânica na forma de vermicomposto e contribuir para reduzir os custos operacionais de gestão de resíduos.

O projeto consistirá na distribuição de um kit de vermicompostagem (fornecido pela empresa Futuramb) aos munícipes /agregados familiares participantes (1 vermicompostor + minhocas + manual de Vermicompostagem + manual do vermicompostor), para que, durante os 8 meses de duração do projeto, os mesmos possam conhecer, experimentar e aprofundar esta boa prática de valorização de resíduos orgânicos. O acompanhamento e monitorização do projeto serão realizados por técnicos da Autarquia.

Para mais informações, os interessados poderão contactar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos (tel.: 289 400 890 / [email protected]).

O Projeto de educação ambiental “Lanche Sem Resíduos” será dinamizado com alunos da escola EB1 n.º 5 de Loulé, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a prevenção dos resíduos através da análise e pesagem dos resíduos por eles produzidos durante o lanche e da transmissão de conhecimentos sobre as diferentes formas de evitar a produção excessiva de resíduos e sobre consumo sustentável.

Tendo como objetivo promover a redução da produção de resíduos orgânicos e o combate ao desperdício alimentar, através do Workshop “Cozinha Sem Desperdícios” pretende-se transmitir algumas técnicas para evitar os desperdícios alimentares na cozinha, para além de dicas sobre como comprar, como conservar e o que cozinhar. Para além disso, serão ainda focadas as boas práticas relacionadas com o Consumo Sustentável.

Esta ação terá como público-alvo os alunos do Curso CEF de Cozinha da Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, que são futuros profissionais na área da restauração/cozinha, e será dinamizada no dia 22 de novembro. Esta ação é realizada em parceria com a DECO.

A autarquia vai organizar a 3ª edição do Concurso “Natal Reciclado”, alusivo à reutilização de resíduos. Dirigido essencialmente ao público escolar, pretende-se sensibilizar os participantes para a redução e reutilização de resíduos, em particular na época natalícia, uma altura do ano propícia ao aumento de consumo e, por consequência, ao aumento da produção de resíduos.

O concurso decorre até dia 13 de dezembro e o regulamento pode ser consultado em www.cm-loule.pt. Na sequência do concurso, os trabalhos serão expostos para a população.

A realizar no dia 24 de novembro, o Workshop “Look Low Cost” tem como objetivo o aproveitamento e reutilização de peças de vestuário, acessórios e bijuteria. Este workshop tem um custo de participação de 8€/por pessoa e aposta ainda na conjugação de diferentes peças de vestuário e acessórios com o objetivo de criar diferentes looks.

Para mais informações, os interessados deverão contatar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos (tel.: 289 400 890 / [email protected]).

Finalmente, será publicada a 4ª edição da Newsletter “LC Sustentável”, uma publicação da responsabilidade da autarquia, de sensibilização e informação ambiental. Assim, merecendo especial destaque a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, esta edição destacará as questões da Prevenção de Resíduos e do Consumo Sustentável.

À semelhança das edições anteriores, esta Newsletter será distribuída eletronicamente pelos funcionários da Autarquia, pelas coletividades e associações do Concelho e será colocada no site autárquico para download, evitando desta forma o habitual consumo de papel associado à distribuição de publicações.

Comentários

pub