Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA plantou 3 mil novas árvores

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou este sábado, dia 24 de novembro, as ações de reflorestação […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou este sábado, dia 24 de novembro, as ações de reflorestação previstas no projeto «Floresta Comum» e levou a cabo, no parque de merendas do Camaleão, uma jornada de sensibilização na Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA.

Na globalidade, entre Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013, o projeto prevê a plantação de cerca de 3 mil árvores naquele espaço inserido na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na Rede Natura 2000.

No sábado, foram simbolicamente plantadas as primeiras árvores, numa iniciativa organizada pelo Banco Local de Voluntariado de Vila Real de Santo António.

Além da autarquia, o projeto envolve a Autoridade Florestal Nacional (AFN), o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), que estabeleceram uma parceria com vista à criação de um programa de incentivo à reflorestação com floresta autóctone portuguesa e sementes nacionais.

Localmente, a ação conta com o apoio da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que indicará quais os terrenos a plantar e identificará as zonas prioritárias para a renovação do coberto vegetal existente.

Além da logística, o município assegura o transporte das árvores, desde os viveiros até ao local da plantação, envolvendo o Serviço Municipal de Proteção Civil (sapadores florestais) na manutenção e vigilância do espaço plantado e incluindo uma vertente educativa no projeto.

Para tal, participam alunos do concelho, no âmbito dos projetos ambientais desenvolvidos em contexto escolar, nomeadamente o «eco-escolas», através do qual será criada sinalética com informações relativas às espécies plantadas.

Comentários

pub