Loulé expõe presépios de Maria Cavaco Silva a partir de amanhã

Presépios com peças vindas de vários pontos do mundo, da coleção privada da primeira-dama, vão estar expostos no Convento de […]

Presépios com peças vindas de vários pontos do mundo, da coleção privada da primeira-dama, vão estar expostos no Convento de Santo António a partir de amanhã, na mostra «O Presépio – Coleção de Maria Cavaco Silva», que será inaugurada às 18h30. A exposição vai estar patente até ao dia 5 de janeiro.

Construída ao longo dos anos, esta coleção reúne peças de proveniências diversas, nacionais e internacionais, desde países como Timor, Israel, França ou países africanos e do Leste europeu, até aos tradicionais centros de produção de presépios portugueses, como Barcelos e Estremoz.

Esta é uma iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e Câmara Municipal de Loulé, cujas receitas revertem a favor da Associação Existir. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, para o público em geral, e de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14h30 às 16h30, para as escolas.

Aos presépios em mostra no Convento de Santo António juntam-se os tradicionais presépios de Loulé, que vão poder ser vistos em diversas localidades de Loulé, durante a época festiva que se aproxima.

Na torre do Castelo está patente um presépio tal com vulgarmente conhecemos, com Maria, o São José e o Menino Jesus. Já no Pátio do Castelo, apresenta-se uma recriação de um presépio em ambiente medieval, com figuras em tamanho natural.

Estes dois presépios foram elaborados e executados pelo artista plástico Francisco José e podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17h30 e aos sábados das 10 às 14 horas.

Na Cozinha Tradicional Algarvia da Alcaidaria do Castelo de Loulé, de 8 a 5 de dezembro, é possível visitar a Exposição do Presépio Tradicional Algarvio. Este é o habitual presépio com o Menino Jesus, as searinhas e laranjas, que mostra toda a tradição algarvia. Este presépio é montado todos os anos pelas técnicas do Museu Municipal e o Menino Jesus exposto é propriedade particular, gentilmente cedida para ser colocada no trono.

Também em Querença, no Pólo Museológico da Água, vai estar patente ao público um Presépio Tradicional, que simboliza todas as tradições serranas do Natal na aldeia. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30, de 10 de dezembro a 4 de janeiro.

Comentários

pub