Líder do PS/Algarve acompanhou situação em Silves e Lagoa

O presidente da Federação do Algarve do PS deslocou-se este sábado aos concelhos de Silves e Lagoa para conhecer no […]

O presidente da Federação do Algarve do PS deslocou-se este sábado aos concelhos de Silves e Lagoa para conhecer no local os efeitos do tornado que causou sérios estragos naquelas zonas do Algarve.

“Depois de uma primeira reacção do PS/Algarve à situação, difundida imediatamente após a intempérie, era fundamental apurar os efeitos do mau tempo através de uma visita pessoal”, afirmou António Eusébio, que se fez acompanhar pelo deputado socialista Miguel Freitas.

Durante a passagem por vários dos locais afetados, sempre acompanhado pelos vereadores socialistas de ambos os concelhos, o líder do PS/Algarve optou por dar primazia aos contatos com os presidentes de Juntas de Freguesia.

Uma escolha que, afirma, “teve como objetivo avaliar os estragos e as necessidades junto daqueles que estiveram e estão mais próximos da realidade e das comunidades afetadas”.

De acordo com António Eusébio, a destruição de bens públicos e privados assume contornos graves, com várias centenas de veículos, casas e apartamentos e diversas estruturas públicas a comprovarem a severidade do temporal que se abateu sobre os dois concelhos.

O líder socialista sublinha, no entanto, que as suas primeiras preocupações se centram na recuperação das pessoas feridas em resultado do mau tempo, a quem deseja rápidas melhoras, e na recuperação das habitações mais afectadas, por forma a permitir que as famílias possam rapidamente regressar às suas casas em condições de segurança e de habitabilidade.

“Antes de quaisquer outras questões importa salvaguardar as pessoas e garantir que possam, no mais curto espaço de tempo, regressar à sua vida com um mínimo de normalidade”, sublinhou.

 

Visita permite um retrato fiel das necessidades

A visita do líder socialista a Silves e Lagoa tem o objetivo de “dotar a estrutura do partido a nível regional e nacional das informações e conhecimento necessários a que o PS/Algarve possa sobre esta questão sensibilizar os diversos níveis da Administração Pública para a situação que se vive naquelas zonas do Algarve”.

De acordo com António Eusébio, “a informação recolhida permitirá que o PS/Algarve desenvolva contatos tendentes à chamada de atenção dos órgãos do Estado, em particular da Administração Central, para as necessidades das comunidades afectadas e para a urgência da disponibilização de respostas de auxilio àquelas populações”.

O responsável socialista deixou ainda, “uma palavra de apreço para com os autarcas, forças de segurança e de socorro e demais instituições públicas e privadas que, desde o primeiro momento, prestaram ajuda às vítimas do mau tempo”.

Numa mensagem de esperança António Eusébio afirma-se, “convicto de que os algarvios saberão, nesta como noutras situações anteriores de dificuldade, ultrapassar os efeitos negativos registados em resultado do temporal”.

“Estou certo da capacidade dos algarvios afetados para reconstruírem a normalidade das suas vidas depois desta situação. O PS/Algarve estará ao lado destas populações nesse esforço, cumprindo aquela que é uma das suas primordiais funções, a de por sempre em primeiro lugar os algarvios”, referiu António Eusébio.

Comentários

pub