Igreja Católica lançou organismo para promover o Turismo

A Igreja Católica Portuguesa lançou esta semana um organismo para a promoção do Turismo, a Obra Nacional da Pastoral do […]

A Igreja Católica Portuguesa lançou esta semana um organismo para a promoção do Turismo, a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT). Esta estrutura conta com elementos de vários pontos do país, entre os quais o padre Miguel Neto, responsável pela área do turismo na Diocese do Algarve.

Na apresentação do organismo, que decorreu na Sé Patriarcal de Lisboa, foi ainda lançado o site da ONPT, que já está acessível.

A plataforma procura fornecer quer aos turistas, quer aos interessados neste tema, diversa informação, que vai desde os documentos mais importantes produzidos pela Igreja sobre o tema turismo, passando pelos contactos de diversas entidades ligadas à área e atividades promovidas pela ONPT.

Este grupo de trabalho, que depende diretamente da Conferência Episcopal Portuguesa, acredita que «pode contribuir para uma permanente requalificação e promoção do turismo em Portugal», procurando responder às «necessidades dos turistas e promovendo um olhar ainda mais vasto sobre esta atividade humana e os princípios que a enquadram, em constante comunhão com as dioceses e suas respetivas paróquias», segundo o seu diretor padre Carlos Godinho.

Para isso, propõe-se desenvolver um «trabalho dinâmico e dinamizador, igualmente em diálogo com os demais serviços da Igreja e da sociedade civil, particularmente com aqueles que se ocupam desta área do agir humano», afirmou Carlos Godinho.

Ao mesmo tempo salientou a necessidade e a importância de estabelecer parcerias com entidades das mais diversas áreas, no sentido de poder potenciar este trabalho em rede. «Precisamos indefetivelmente de alargar horizontes e de criar sinergias» afirmou.

«A Igreja, em Portugal, tem, neste sentido, uma responsabilidade singular, pois é, desde logo, fiel depositária de um imenso património, a que precisa de atender e de requalificar, colocando-o ao serviço do turismo, como seu usufrutuário, tendo em vista precisamente o bem de cada pessoa e o seu integral desenvolvimento», acrescentou o diretor da ONPT.

O mesmo responsável afirmou ainda que o organismo que dirige «está consciente das múltiplas interpelações e oportunidades que o turismo oferece à Igreja e à sua missão evangelizadora, enquanto fenómeno humano em profunda expansão».

A equipa, dirigida pelo padre Carlos Godinho (pároco do Luso, Diocese de Coimbra), é composta, ainda pelo reitor do Santuário de Cristo-Rei, padre Sezinando Alberto (secretário), pelo padre Miguel Neto, responsável pelo setor na Diocese do Algarve (tesoureiro), por Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, frei José Loureiro, do Comissariado da Terra Santa, Varico Pereira, pertencente à cooperativa Turel, Rosário Frazão, da Agência de Viagens Verde Pinho, e Natalina Ferreira, do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima (todos vogais).

Comentários

pub