Greve Geral paralisa portos, limpeza urbana e afeta hospitais no Algarve

Os portos e barras do Algarve estão encerrados de Sagres a Vila Real de Santo António, devido à paralisação total […]

Os portos e barras do Algarve estão encerrados de Sagres a Vila Real de Santo António, devido à paralisação total dos trabalhadores portuários do IPTM, pilotos de barra e controladores de tráfego marítimo, anuncia a União dos Sindicatos do Algarve (USAL).

A paralisação dos portos afeta toda a atividade portuária, nomeadamente dos navios de comércio, cruzeiros e recreio.

Também a Lota de Olhão está fechada, enquanto 75% da frota de pesca deste porto não saiu esta madrugada para o mar.

Nos Hospitais houve uma forte adesão dos enfermeiros a esta Greve Geral, durante o turno da noite, com destaque para Faro, onde a adesão ronda os 71%, já que, dos Faro 79 enfermeiros escalados, 56 estão em greve.

No Hospital do Barlavento, em Portimão, a adesão é de 60,78% (51 escalados, 31 aderentes) e em Lagos é de 57,1% (7 escalados, 4 aderentes).

Outro serviço a ser muito afetado durante a noite é o da recolha do lixo, com destaque para a Divisão de Higiene e Resíduos Sólidos Urbanos de Loulé, onde a desão foi de 100% e por isso a recolha do lixo está completamente parada.

Em Olhão, a recolha está reduzida a 50%, mas em Vila Real de Santo António a paralisação é quase completa, já que, segundo a USAL, apenas saiu só um carro durante a noite.

No setor privado, há também notícia de adesão a esta Greve, nomeadamente na hotelaria (caso do Hotel Vilamoura Marinotel) e em grandes superfícies comerciais.

Comentários

pub