Godinho Lopes visita Silves e Lagoa para garantir solidariedade

O presidente do Sporting Clube de Portugal esteve esta manhã em Silves e em Lagoa, para falar com os autarcas […]

O presidente do Sporting Clube de Portugal esteve esta manhã em Silves e em Lagoa, para falar com os autarcas dos dois concelhos e visitar os estragos em infraestruturas desportivas causados pelo tornado de dia 16.

A visita de Godinho Lopes tem como pano de fundo o jogo solidário de futebol que, no sábado, às 16h00, no Estádio de S. Luís, em Faro, há-de opor a equipa do Sporting a uma seleção algarvia, integrando jogadores de sete clubes do Algarve – Olhanense, Portimonense, Silves Futebol Clube, Desportivo de Lagoa, Esperança de Lagos, Louletano e Farense.

A seleção algarvia vai ser dirigida por Manuel Cajuda, que se juntou ao grupo de dirigentes desportivos e autarcas que esta manhã visitou Silves e Lagoa. «Sou um algarvio, não poderia ficar de fora!», disse Cajuda quando se juntou à comitiva, pouco antes da visita ao Estádio Dr. Francisco Vieira, do Silves Futebol Clube.

Este Estádio, a par das Piscinas de Municipais de Silves, é a infraestrutura que mais prejuízos sofreu, nesta cidade. Só que, enquanto as piscinas são públicas e portanto poderão recorrer aos apoios garantidos pelo Governo, o estádio é privado, pertence ao Silves FC, que não tem dinheiro para as obras necessárias.

 

575 mil euros de danos no estádio do Silves FC

 

Rui Amador, presidente da Comissão Administrativa que dirige o Silves FC, atualmente a militar na 1ª Divisão Distrital, mas também com perto de 250 jovens nos escalões de formação, revelou ao Sul Informação que os danos no estádio atingem 575 mil euros.

Segundo o engenheiro que fez o levantamento dos estragos, será preciso substituir o relvado, «porque não se consegue retirar os vidros que aqui ficaram e isso põe em risco os atletas», reforçar a estrutura da bancada e construir nova pala, instalar novas torres e equipamentos de iluminação, reconstruir muros, redes, reparar o telhado do pavilhão anexo, repor balizas, bandeirolas de canto e outros equipamentos.

O Silves FC, que se debate com problemas financeiros, não consegue assumir o investimento necessário, por isso Rui Amador considerou a atitude do Sporting Clube de Portugal e da sua Fundação, de se disponibilizar para participar no jogo de solidariedade e dar visibilidade ao problema para angariar fundos, como «fundamental nesta hora difícil».

O Silves, na sequência dos danos do tornado, viu-se obrigado a suspender as suas atividades desportivas. «Vamos reatar no sábado, com um jogo da equipa sénior fora. Mas os nossos jogadores não têm tido condições de treino».

O mesmo se passa com os 250 jovens dos escalões de formação. «Há alternativas noutros locais do concelho ou até fora, mas os clubes que aceitarem disponibilizar os seus espaços também têm os seus atletas e precisam dos espaços. Nós não podemos pôr as nossas crianças a treinar a partir das 19 horas e a acabar às 22h00», lamentou Rui Amador.

Em conversa com Godinho Lopes, o dirigente do Silves lembrou que o clube faz 94 anos e é uma filial do Sporting Clube de Portugal. Mais tarde, o presidente leonino comentaria que o clube lisboeta irá «olhar para os nossos filhos e tratá-los como família».

 

Autarcas agradecem solidariedade dos clubes

 

Em Silves, Godinho Lopes, sempre acompanhado pelo presidente da Câmara Rogério Pinto, visitou ainda as Piscinas Municipais e o quartel dos bombeiros. «Não tenho palavras para agradecer ao Sporting e aos clubes algarvios este gesto de solidariedade», disse o autarca silvense, na conferência de imprensa no relvado do estádio do Silves FC.

Em Lagoa, o presidente dos leões reuniu-se com José Inácio e Rui Correia, presidente e vice-presidente da Câmara local. O autarca lagoense, que se confessou benfiquista, fez ainda assim questão de «agradecer o gesto de uma grande instituição como é o Sporting».

Godinho Lopes disse esperar que o jogo solidário de sábado seja «uma grande festa do futebol», apelando a que todos os clubes algarvios, as autarquias e associações divulguem e participem na partida marcada para a tarde de sábado, em Faro.

Pela parte do Sporting, a divulgação será feita junto dos onze núcleos de que dispõe em todo o Algarve, com destaque para os de Portimão, Olhão e Faro, que reúnem a maioria dos adeptos.

O dirigente leonino garantiu que a atuação do clube e da sua fundação será feita «através de alguma ajuda financeira mas sobretudo através da nossa disponibilidade para a solidariedade». «Grão a grão os problemas vão-se resolvendo», acrescentou.

Sobre a escolha do Estádio de S. Luís, em Faro, «de imediato disponibilizado pelo presidente o Farense», para o jogo solidário de sábado, Alves Caetano, presidente da Associação de Futebol do Algarve, explicou que «em termos de público, garante uma melhor moldura humana».

 

Jogo solidário com bilhetes a 5 euros

 

O jogo solidário, que oporá a equipa do Sporting treinada por Franky Vercauteren e uma seleção algarvia, dirigida por Manuel Cajuda, está marcado para as 16h00 e terá bilhetes «a um preço simbólico de 5 euros».

Cajuda deverá contar com «o esqueleto do Olhanense», como base da seleção de jogadores de clubes algarvios.

Mostrando que a solidariedade atinge todos os níveis, os agentes da GNR que garantirão a segurança da partida são de Silves e estarão presentes de forma gratuita, assim como os árbitros, todos algarvios e voluntários.

Entretanto, está a ser estudada a hipótese de o jogo ser transmitido por uma estação de televisão. Há negociações com A BolaTv, mas também com outros canais. «O que pedimos é que transmitam o jogo, mas também ofereçam algum dinheiro para a causa», garantiu Godinho Lopes.

«Será um gesto muito bonito se tivermos o estádio cheio graças à adesão de muitas pessoas» disse, a concluir o presidente da AFA.

Comentários

pub