Exposição «Síria» abre em Cacela com conversa, chá e fotografias

A exposição «Síria», com com fotografias de Pedro Barros e textos de Álvaro Figueiredo, abre no próximo dia 9 de […]

A exposição «Síria», com com fotografias de Pedro Barros e textos de Álvaro Figueiredo, abre no próximo dia 9 de novembro, à 18h00, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), na Antiga Escola Primária de Santa Rita (Vila Real de Santo António).

Esta exposição convida a mergulhar na história milenar de um país de uma grande diversidade cultural, parte do chamado Crescente Fértil, onde as origens da agricultura e da vida sedentária se desenvolveram há cerca de 10.000 anos e onde mais tarde, a partir do V-IV milénios a. C., ao longo do vale do Eufrates, surgem as primeiras cidades e se dão os primeiros passos no desenvolvimento da escrita.

A situação geográfica da Síria, entre a costa do Mediterrâneo, a ocidente, e o vale do Eufrates, a oriente, permitiu ainda o desenvolvimento, através dos séculos, das grandes rotas comerciais entre a Ásia e o mundo mediterrânico.

As imagens registadas pela objetiva de Pedro Barros (que também é arqueólogo) convidam ainda a viver a Síria presente, nas suas gentes e costumes, nas cidades árabes de Aleppo e Damasco, por entre edifícios com séculos de história mas ainda em utilização.

No encanto do canto do muezzine que dos altos minaretes convida o crente para a oração. Ou ainda nos cafés, onde entre os aromas exóticos do café e tabaco e o borbulhar do fumo do narguileh (cachimbo d’água), ouvimos o contador de histórias a declamar os épicos de Alexandre ou do famoso herói Antar.

As fotografias são legendadas por pequenos textos explicativos, da autoria de Álvaro Figueiredo, especialista em Arqueologia do Próximo e Médio Oriente Antigo, e Língua Árabe.

Pedro Barros nasceu em Lisboa em 1975. Exerce atualmente a profissão de Arqueólogo na Direção-Geral do Património Cultural.

Como fotógrafo tem no seu curriculum diversas exposições individuais, como: “Foz Côa – o silêncio de um vale” (1996 – 2002, Lisboa, Mafra e Barcelona); “Marionetas” (1998 – 2004, Lisboa); “Ganhões” (2000 – 2002, Lisboa, Castro Verde, Tavira, Silves, Fortaleza de Sagres, Pontedera / Itália e Barcelona); “Amêndoas da Páscoa” (2001 – 2004, São Brás de Alportel, Fortaleza de Sagres e Castro Verde); e “Cortiça – Entre a Serra e o Mar” (2003 – 2010, Moita, Redondo, São Brás de Alportel e Silves).

No dia da inauguração, Pedro Barros partilhará com os presentes as suas experiências de viajante e fotógrafo na Síria, numa conversa acompanhada por chá e sonoridades orientais.

A exposição estará patente no CIIPC até 30 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Comentários

pub