Europa: Microcrédito ajuda na criação de empresas

Se está a pensar em criar uma pequena empresa a União Europeia (UE) pode ajudá-lo. Lançado em 2010, o Instrumento […]

Se está a pensar em criar uma pequena empresa a União Europeia (UE) pode ajudá-lo. Lançado em 2010, o Instrumento Europeu de Microfinanciamento «Progress» aumenta a disponibilidade de microcrédito, ou seja, de empréstimos de montante inferior a 25 000 euros.

O financiamento não é concedido diretamente aos empresários, mas permite que instituições de microcrédito selecionadas na UE (bancos públicos ou privados, instituições não-bancárias ou instituições sem fins lucrativos) possam dar mais empréstimos através da concessão de garantias, partilhando assim os riscos de perdas dessas instituições e disponibilizando fundos para aumentar a oferta de microcrédito. As condições associadas aos microempréstimos (montantes, duração, taxas de juro, encargos, etc.) dependem da instituição de microcrédito em causa.

Mas em que situações é que se pode candidatar?

Se desejar criar ou desenvolver uma microempresa (menos de 10 trabalhadores), em particular uma empresa no sector social; se estiver desempregado; se tiver estado afastado do mercado de trabalho; se tiver dificuldade em aceder ao crédito normal (por ser mulher, ser demasiado jovem ou demasiado idoso, fazer parte de um grupo minoritário, ter uma deficiência, etc.) pode candidatar-se.

Em Portugal, a candidatura deve ser enviada ao Banco Millenium bcp que foi a instituição de microcrédito selecionada.

Comentários

pub