Estudantes de Silves participam em sessão sobre preservação do habitat do lince e do abutre

As escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário do concelho de Silves acolhem, nos próximos dias 5 e 6 […]

As escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário do concelho de Silves acolhem, nos próximos dias 5 e 6 de novembro, uma sessão de esclarecimento sobre a Promoção do Habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto no Sudeste de Portugal.

A ação integra-se no projeto LIFE – Natureza, cuja coordenação em Portugal está a cargo da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves e a colaboração da Associação In-Loco.

Desta forma, nestes dois dias cerca de duas centenas de alunos irão, através da apresentação do projeto e da realização de um jogo de perguntas e respostas perceber qual a importância da conservação do habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto e, simultaneamente, que as atividades extensivas que estão na origem da paisagem mediterrânica são compatíveis com a conservação destas espécies.

O primeiro estabelecimento de ensino a receber esta ação é a Escola Dr. António da Costa Contreiras, em Armação de Pêra, no dia 5 de novembro, pelas 10h15. Seguem-se, no dia 6 de novembro, as Escolas Secundária de Silves, pelas 10h15, e EB 2,3 João de Deus, em SB Messines, às 13h45.

Em Portugal, este projeto tem a duração de quatro anos, que decorrem de janeiro de 2010 a dezembro de 2013, e será implementado nas regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão, nas áreas da Rede Natura aí existentes.

Co-financiado a 75% pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e um orçamento global de cerca de 2,6 milhões de euros, em traços gerais este projeto pretende contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) e do abutre-preto (Aegypius monachus) no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda um vasto conjunto de outras espécies ameaçadas.

No seu âmbito prevê-se o estabelecimento de protocolos de colaboração com agentes locais, nomeadamente proprietários, gestores, agricultores e caçadores, de modo a promover a conservação da paisagem natural que serve de habitat ao lince-ibérico e ao abutre-preto, assim como sensibilizar e envolver a sociedade na conservação da Natureza e da Biodiversidade da região.

Mais informações sobre o projeto LIFE Natureza – Promoção do Habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto no Sudeste de Portugal poderão ser recolhidas em http://habitatlinceabutre.lpn.pt/.

Comentários

pub