Estão abertas novas candidaturas a residências artísticas no CECAL em Loulé

O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé abriu novas candidaturas a residências artísticas de longa duração […]

O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé abriu novas candidaturas a residências artísticas de longa duração (3 meses), para o período compreendido entre janeiro e março de 2013, nas áreas das artes plásticas, fotografia, vídeo ou som, numa vertente multidisciplinar sobre o território plural do Concelho de Loulé.

São considerados candidatos todas pessoas e/ou entidades locais, regionais, nacionais ou internacionais ligadas à vertente das artes e respetivas áreas de trabalho artístico (artistas plásticos, fotógrafos, escritores, arquitetos, etc.) a quem o Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé ceder o espaço para a experimentação e criação artística, por meio de avaliação e seleção de candidaturas.

A avaliação dos projetos é feita de acordo com o mérito do candidato ou entidade, tal como é atestado pelos trabalhos enviados, a inovação do plano de trabalhos e em particular, ao modo como este incide sobre a experimentação e a criação na área respetiva, adequação do projeto ao programa.

As candidaturas vencedoras serão conhecidas em dezembro.

Situado na antiga Casa do Pombal, Parque Municipal de Loulé, o CECAL é uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a artistas plásticos, fotógrafos, músicos e profissionais de multimédia, de nível nacional e internacional. O objetivo deste centro é acolher profissionais na ótica da pesquisa, da experimentação e da produção artísticas, dando-lhes apoio na produção. Os artistas terão ao seu dispor uma câmara escura, duas salas multiusos/ateliers e duas celas.

Bertílio Martins, com um projeto na área da fotografia, e Diana Caetano Estevens, com um projeto que passou pela pesquisa em vídeo sobre a dança entre os materiais e meios de expressão artística, foram os primeiros artistas residentes no CECAL. De 7 de setembro a 26 de outubro os dois trabalhos estiveram patentes ao público no CECAL.

Comentários

pub