Corfebol vai promover o diálogo intercultural em Vila Real de Santo António

A modalidade desportiva Corfebol vai ser um instrumento de integração social em Vila Real de Santo António (VRSA), numa iniciativa […]

A modalidade desportiva Corfebol vai ser um instrumento de integração social em Vila Real de Santo António (VRSA), numa iniciativa do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), existente na Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) desta cidade algarvia, que pretende juntar na mesma equipa cidadãos nacionais e imigrantes, para promover o diálogo intercultural e o combate a comportamentos discriminatórios.

Esta equipa, que terá igualmente de ter igual número de homens e mulheres, uma particularidade do Corfebol, vai participar num torneio nacional em Maio de 2013. «A iniciativa está a correr um pouco por todo o país e o objetivo é promover a integração social, a participação cívica e a interação entre cidadãos imigrantes. O torneio é misto e pretende a promoção de igualdade de oportunidades, combate aos preconceitos e aos comportamentos discriminatórios através da prática desportiva», revelou o CLAII de VRSA.

«A participação no Torneio compreende uma equipa de 10 elementos, 5 homens e 5 mulheres, dos quais dois serão suplentes. Entre os critérios constam ter mais de 18 anos; a inclusão de pelo menos 3 cidadãos de nacionalidade portuguesa e de pelo menos 3 cidadãos estrangeiros a residir há menos de seis anos em Portugal. O material necessário à prática do Corfebol (cestos, postes e bolas) vai permanecer no concelho, para que a modalidade desportiva possa continuar a ser praticada. As despesas com deslocação, alojamento e alimentação serão asseguradas pela Federação Portuguesa de Corfebol», acrescentou.

Este torneio intercultural do projeto «Corfebol Sem Fronteiras» vai estar associado às celebrações do «Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento», que se assinala a 19 de maio, dia para o qual está agendada a competição.

O projeto Corfebol é promovido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural-ACIDI em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes – CLAII e cofinanciado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros – FEINPT.

As inscrições estão abertas até 23 de novembro de 2012 na Delegação da CVP de Vila Real de Santo António através do telefone 281541827, do email [email protected] ou através da página desta entidade no facebook http://www.facebook.com/dvrsantoantonio.cruzvermelhaportuguesa.

 

Comentários

pub