Câmara de Silves já está de novo a funcionar

O papel colado na porta dizendo «os serviços da Câmara Municipal de Silves reabrem esta tarde» já foi retirado, porque […]

O papel colado na porta dizendo «os serviços da Câmara Municipal de Silves reabrem esta tarde» já foi retirado, porque as portas dos Paços do Concelho voltaram a abrir-se ao público esta tarde, às 14h00.

Foi uma verdadeira corrida contrarrelógio ontem e hoje para repor o edifício com as condições mínimas para funcionar e para receber os munícipes e os funcionários, depois dos estragos causados na sexta-feira pelo tornado que varreu parte da cidade.

De manhã, quando a reportagem do Sul Informação visitou o edifício, um cartaz tapava o buraco na janela de uma das salas do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara de Silves. O vidro estava partido desde sexta-feira, cerca das 13h30, quando o edifício foi atingido em força pelo tornado.

«Acho que a manutenção ainda não sabe que este vidro está partido», diz Sandra Moreira, a chefe do Gabinete de Informação. «Vou ali avisar», responde uma colega.

A substituir vidros no salão nobre da Câmara de Silves

Do outro lado do átrio central do primeiro andar do edifício dos Paços do Concelho de Silves, no Salão Nobre, um funcionário martela para soltar a massa que segurava os vidros das portas de sacada, partidos pelos fortíssimos ventos. Daí a pouco, os vidros começam a ser substituídos. Na sala ao lado, um pequeno auditório onde antes funcionava o tribunal, há duas janelas partidas que já estão a ser reparadas.

Em quase todas as salas, os técnicos de informática e os eletricistas garantem que os equipamentos estão a funcionar em condições.

No centro, sobre as escadas, o antigo lanternim em vidro, estilhaçado pelo tornado, está agora tapado por plásticos, à espera da reparação definitiva.

No rés do chão, um outro funcionário carrega telhas para reforçar a reparação do telhado, enquanto outros limpam os vidros sobreviventes.

No domingo, dezenas de voluntários, entre funcionários da autarquia e das freguesias e pessoas de fora, trabalharam horas a fio, «balde a balde, telha a telha», como disse o presidente da Câmara Rogério Pinto, para recuperar a cobertura do edifício dos Paços do Concelho.

Hoje, durante toda a manhã, o muito trabalho que ainda havia para fazer, em reparações e limpezas, avançou a todo o vapor. Tudo para que às 14h00 a Câmara Municipal pudesse reabrir as suas portas. E foi o que aconteceu.

«Quando penso como isto estava na sexta-feira, nem consigo acreditar que conseguimos fazer todo este trabalho de reparação em tão pouco tempo», confessa Sandra Moreira.

Tanto em Silves como no vizinho concelho de Lagoa, também atingido pelo tornado, a Proteção Civil já deu esta manhã por terminadas as operações de socorro e limpeza. Mas ainda há muito trabalho a fazer.

 

Veja aqui mais fotos do renascer dos destroços em Silves e Lagoa.

O lanternim destruído foi tapado

Comentários

pub