Buraco na praia de Quarteira é antigo tanque dos anos 60 (com fotos)

A Praia de Quarteira descobriu-se este domingo dotada com um buraco de vários metros quadrados aberto no areal, que mostrava […]

A Praia de Quarteira descobriu-se este domingo dotada com um buraco de vários metros quadrados aberto no areal, que mostrava uma infraestrutura construída no subsolo. Uma situação estranha que terá resultado do desabamento de parte da laje superior de um antigo tanque de infiltração de águas pluviais, há muito desativado e que o tempo e a força do mar acabaram por colocar a descoberto.

Segundo revelou ao Sul Informação o vice-presidente da Câmara de Loulé José Graça, que esteve esta manhã no terreno, a infraestrutura que se vê no subsolo será um tanque que foi feito «provavelmente nos anos 60» do século XX, num terreno que então era «muito pantanoso e pouco utilizado» e também «bem mais longe do mar do que está agora». O buraco encontra-se situa-se no areal «mais ou menos a meio caminho do Hotel Dom José e a Praia do Forte Novo», acrescentou.

«O tanque terá sido construído na mesma altura em que se fez a estrada de Quarteira para Almancil, que passava ali perto. Como era um terreno com tendência para ficar empapado sempre que chovia, terão feito este tanque, para filtrar para lá o excesso de água», explicou. Com a construção de uma rede de pluviais mais moderna, este tanque foi desativado.

«Muitas pessoas daqui ainda se lembram que a laje, nos anos 80, servia como campo de futebol de cinco», acrescentou. Mas, com o evoluir do tempo e com as intervenções feitas na praia e arredores, como o Calçadão de Quarteira e realimentação de areia na praia, terá ficado soterrado e sido gradualmente esquecido pelos quarteirenses. Até agora.

A solução encontrada pelos técnicos da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, entidade que tem a jurisdição das praias, deverá passar por «perfurar a laje» para encher o buraco agora aberto de areia, adiantou José Graça. «O buraco tinha um pouco de água no fundo, mas tudo indica que fosse do mar, pois não tinha qualquer mau cheiro», revelou.

Entretanto, o estranho buraco que deverá ter sido aberto provavelmente na sequência das chuvas fortes do fim de semana tem suscitado muita curiosidade nas redes sociais, nomeadamente na página de Facebook do Sul Informação, onde uma foto foi partilhada esta manhã.

Revelando que mesmo nas situações mais difíceis os portugueses não perdem o seu sentido de humor, alguns dos comentários colocavam a hipótese de este ser o buraco onde o país se está a afundar ou por onde está a começar a «refundação»…

 

 

Comentários

pub