Banco Alimentar faz recolha sábado e domingo em 140 lojas do Algarve

O Banco Alimentar Contra a Fome vai voltar a estar em lojas de toda a região este sábado e domingo […]

O Banco Alimentar Contra a Fome vai voltar a estar em lojas de toda a região este sábado e domingo para recolher bens para instituições dos 16 concelhos algarvios.

Na segunda grande campanha de 2012, o Banco Alimentar algarvio continua a crescer e vai estar em mais estabelecimentos comerciais a fazer a recolha, fruto da adesão dos algarvios à causa, tanto os que se voluntariam como os que doam.

Segundo o responsável pelo BACF do Algarve Nuno Alves, cada vez «há mais voluntários», o que permite expandir os pontos de recolha, no caso da campanha de amanhã e domingo, em 140 lojas em todos os concelhos do Algarve.

«Vamos estar em novas lojas, o que significa que há mais pessoas que se ofereceram para trabalhar connosco, temos mais transporte disponíveis», ilustrou, em declarações à Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

Um interesse que faz Nuno Alves acreditar que os objetivos traçados vão ser atingidos. «Temos em lista de espera 10 a 12 instituições e gostaríamos muito de ter um bom resultado nessa campanha para poder absorver também essas instituições. Estamos a falar de cerca de duas a três mil pessoas», disse.

Uma das grandes forças desta instituição na região é o corpo de voluntários com que conta, que Nuno Alves apelida de «exemplar». «Temos 80 voluntários permanentes em toda a região, não temos um único assalariado e temos uma estrutura de custos muito baixinha. Sem o voluntariado não conseguiríamos sobreviver», assegurou.

Quem quiser ajudar a combater a fome na região só tem de se dirigir a um estabelecimento aderente, comprar bens alimentares e entregar à equipa do banco Alimentar ali situada. Esses bens serão encaminhados para os armazéns do BACF e posteriormente distribuídos pelas instituições por ele apoiadas.

Cada um dá o que desejar ou puder, mas o BACF apela a que seja dada prioridade a produtos como leite, massas, arroz, óleos e azeites e enlatados.

«As pessoas por vezes pensam que por doarem apenas uma lata de atum ou um pacote de leite estão a dar pouco. Para nós é muito, tem o mesmo valor que qualquer outro donativo», salientou Nuno Alves.

O BACF do Algarve funciona há cinco anos e meio e apoia neste momento 75 instituições e ajuda mais de 20 mil pessoas em toda a região. Este foi o 12º banco alimentar a ser aberto em Portugal e é hoje considerado o quarto maior do país.

Comentários

pub