Algarve e Alentejo sob aviso amarelo por causa da chuva

O Instituto de Meteorologia voltou a colocar os distritos de Faro, Beja e Évora sob aviso amarelo devido à previsão […]

O Instituto de Meteorologia voltou a colocar os distritos de Faro, Beja e Évora sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e vento com rajadas para hoje.

Curiosamente, o aviso começava às 3h00 da manhã desta quinta-feira no Algarve, mas na zona de Loulé as chuvadas caíram até mais cedo, provocando inundações e desalojados, cortes de trânsito em estradas e na linha do caminho de ferro.

A previsão da Meteorologia aponta para céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, no litoral Centro e na região Sul, bem como períodos de chuva, por vezes em regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes até meio da tarde nas regiões do interior a sul da serra da Estrela, e no Algarve, em especial no sotavento algarvio.

Há ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior e no Algarve.

Haverá também vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando até ao final da manhã, moderado (25 a 35 km/h) no sotavento Algarvio e moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas. Subida da temperatura máxima, sendo mais significativa na região Centro.

No Algarve, há igualmente agitação marítima na costa Sul, com ondas de sueste com 2 a 3 metros.

O aviso amarelo mantém-se até às 18h00 de hoje.

Comentários

pub