A Física está presente em tudo os que nos rodeia

O livro “A Ação da Física na Nossa Vida”, autoria de Maria Teresa Escoval, e ilustrado por Sara Naves, foi […]

O livro “A Ação da Física na Nossa Vida”, autoria de Maria Teresa Escoval, e ilustrado por Sara Naves, foi publicado em Setembro último pela Editorial Presença. Na continuação de uma obra similar que a autora dedicou à química (“A Ação da Química na Nossa Vida, publicado pela mesma editora em 2010) este volume tem como objetivo demonstrar e explicar, de forma acessível a todos, como a física ocupa um lugar tão preponderante no nosso quotidiano.

A autora, que foi professora do ensino secundário, coautora de vários livros de apoio escolar das disciplinas de Física e Química, apresenta neste livro, com rigor científico e clareza, uma vintena de propriedades, descobertas da Física que são indissociáveis do nosso dia-a-dia e que utilizamos sem que disso dê-mos conta.

São exemplos o funcionamento de objetos ou instrumentos como o rádio, o telefone, o micro-ondas, o GPS a televisão ou os raios laser. Mas também se fala neste livro sobre raios X, estrelas e galáxias, força gravítica, electricidade e magnetismo, entre outras coisas.

O livro que agora se divulga pretende “estimular a aprendizagem das ciências e o espírito inquisitivo”. Cada capítulo do livro começa com um diálogo, mais ou menos breve, que introduz as questões que fazemos sobre o mundo que nos rodeia e a que a Física dá resposta, numa “perspetiva abrangente e apelativa”.

A propósito de vários temas, hoje fundamentais do conhecimento Físico, são relevadas diversas situações em que eles se aplicam na tecnologia que não dispensamos na sociedade actual em que vivemos. Fazemos muito mais uso de conhecimento Físico do que nos apercebemos.

Um glossário e uma bibliografia, no final do livro, acrescentam utilidade à imprescindível informação que flui ao longo da sua leitura e que acrescenta, através da Física, um olhar renovado sobre o mundo que nos rodeia.

 

Ficha bibliográfica
Título: A Ação da Física na Nossa Vida
Autor: Maria Teresa Escoval
Ilustrações: Sara Naves
Editora: Editorial Presença
Coleção: Aventura da Ciência Nº 6
Páginas: 260
1ª Edição: Setembro de 2012
ISBN: 978-972-23-4737-2

Comentários

pub