2ª Rota do Petisco de Portimão serviu 35.537 ementas ao longo de 45 dias

35.537 ementas vendidas e 86.430 euros gerados diretamente para a economia local: estes são os principais números da 2ª Rota […]

35.537 ementas vendidas e 86.430 euros gerados diretamente para a economia local: estes são os principais números da 2ª Rota do Petisco de Portimão, revelados no dia 31, durante a festa de encerramento que teve lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes.

a Associação Teia d’Impulsos convidou os estabelecimentos participantes, intervenientes no programa cultural, parceiros, patrocinadores e apreciadores da Rota a fazer um balanço desta iniciativa, numa festa de encerramento que teve lugar no passado dia 31 de outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Os resultados oficiais revelam que, de acordo com os registos fornecidos pelos vários estabelecimentos participantes, ao longo da segunda edição da Rota do Petisco foram comercializadas um total de 35.537 ementas, o que ultrapassou claramente os totais do ano passado (9.723).

Em média, entre 31 de agosto e 14 de outubro, foram comercializadas cerca de 800 ementas por dia, tendo-se verificado picos próximos das 2000 ementas diárias às sextas e sábados.

Membros da organização (Associação Teia d'Impulsos)

Registou-se ainda que a distribuição foi bastante constante ao longo das seis semanas da Rota, o que comprova a adesão dos “petiscadores” durante o todo o período da iniciativa, e o entusiasmo em descobrir os sabores dos 41 estabelecimentos aderentes.

O petisco revelou ser a modalidade eleita, com um consumo de 30.658 ementas versus 4.879 na versão doce regional, enquanto que a zona azul, a nível de afluência, foi a mais procurada contribuindo com cerca de um terço do total de petiscos vendidos.

No que se refere ao impacto económico direto da Rota do Petisco, e fazendo um cálculo com base no número de vendas de ementas da rota nos estabelecimentos aderentes, foi movimentado um valor de 86.430 euros.
No entendimento da organização, a cargo da Associação Teia d’Impulsos, este é um valor «claramente inferior ao impacto económico total da rota, se forem considerados outros consumos acessórios efetuados pelos participantes e os ganhos de publicidade e divulgação que os estabelecimentos aderentes obtiveram com a participação na iniciativa».

A Rota do Petisco de Portimão 2012 registou ainda outros números, nomeadamente ao nível do Programa de Animação Cultural. com cerca de 80 iniciativas desde a música até à dança, às exposições e à animação de rua, 7000 passaportes distribuídos, 15.000 flyers de divulgação na rua, cerca de 300 notícias em jornais e websites regionais e nacionais.

A Associação Teia d’Impulsos congratula-se com o sucesso desta iniciativa, considerando que atingiu «claramente todos os objetivos a que se propôs, que para além dos números apresentados, se traduziu também por trazer milhares de participantes para a rua e, em particular ao centro da cidade de Portimão».

A festa de encerramento da Rota do Petisco foi o culminar desta segunda edição da Rota do Petisco de Portimão, que, durante 45 dias, não só trouxe à cidade uma animação acrescida e um ambiente de convívio entre portimonenses e visitantes, como veio revelar o conceito de petisco como uma oportunidade de negócio para a restauração local.

Boa disposição e grupos de amigos foram uma constante na Rota do Petisco

Destaque para a participação, na Festa de Encerramento, de António Alfarrobinha e do Projecto R&S – Duetos de Acordeão e para a degustação de sabores confeccionados pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhados pelos Vinhos do Algarve e pelos Licores Myr.

Para além de ter sido uma noite de balanço e de convívio entre todos os que contribuíram para a realização desta edição da Rota do Petisco, a noite de 31 de outubro foi também ocasião para o sorteio dos Prémios da Rota do Petiscos entre os participantes que validaram os respetivos passaportes junto dos postos de informação da Rota, sendo que os resultados estão neste momento disponíveis em www.teiadimpulsos.pt

Além da parceria da Teia D’Impulsos com o Município de Portimão, a edição de 2012 da Rota do Petisco de Portimão contou ainda com o apoio do Turismo de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão, do Turismo do Algarve, da ACRAL, da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Super-Bock e da First Aid.

«Depois de termos olhado para trás é tempo de começarmos já a olhar em frente. A Rota fez renascer na cidade um conceito outrora esquecido, o conceito do Petisco. Mais do que uma forma de convívio e diversão, porque não pensarmos no Petiscar como uma oportunidade de desenvolvimento económico para a cidade», salientam os organizadores.

A Teia D’Impulsos deixou ainda um desafio a todos os portimonenses: «vamos fazer de Portimão a Capital Portuguesa do Petisco!»

Comentários

pub