«Inovar Algarve» vai tentar colocar o conhecimento ao serviço das empresas

Colocar em evidência o potencial de comercialização do conhecimento produzido na região algarvia é o principal objetivo da iniciativa «Inovar […]

Colocar em evidência o potencial de comercialização do conhecimento produzido na região algarvia é o principal objetivo da iniciativa «Inovar Algarve», promovida pelo CRIA- Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Um evento dividido em dois momentos bem distintos, o primeiro dos quais acontecerá já entre 5 e 7 de dezembro. A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve recebe um Ciclo de Conferências que tocará as mais diversas áreas de atividade e que pretende fomentar a discussão em torno da Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e, em simultâneo, promover a cooperação entre empreendedores, empresas e investigadores.

Este ciclo será complementado com uma Feira de Inovação que o CRIA vai organizar a 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2013.

O ciclo de conferências que se aproxima, e para o qual já estão abertas as inscrições, terá um tema por cada um dos três dias que dura o evento. Os temas escolhidos são «Valorização do Conhecimento», «Universidade do Algarve enquanto Veículo de Inovação» e «Reposicionamento das Unidades de I&D».

Além de palestras, apresentações e  debates, o programa da iniciativa prevê quatro sessões de trabalho entre empresas e investigadores, todas elas agendadas para o dia 6 de dezembro, uma quinta-feira. Empreendedores e Cientistas vão falar sobre as temáticas «Mar: Gestão Costeira, Tecnologias Marinhas e Recursos», «Turismo: Modalidades, Destinos, Produtos e Comportamentos», «Saúde, Alimentação e Bem-Estar» e «Artes e Património: Media, Artes e Tecnologia».

O ciclo de conferências «Inovar Algarve» também servirá para apresentar o vencedor do concurso PN_CCMar, no dia 7 de dezembro.

Também no último dia do ciclo, será promovido um debate sobre o tema «Repensar e Reposicionar as Unidades de I&D: Desenvolvimento de Produtos e Serviços» que contará com a participação de Daniel Bessa (COTEC Portugal), Francisco Banha (GesBanha e Business Angels Club), Telmo Vilela (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Pedro Cabrita Carneiro (Fundação para a Ciência e Tecnologia), José Manuel Mendonça (INESC-Porto) e Carlos Faro (BIOCANT).

Comentários

pub