Universidade de Gotemburgo atribui doutoramento honoris causa a Deborah Power da UAlg

Deborah Power, professora catedrática da Universidade do Algarve e investigadora do Centro de Ciências do Mar, recebe hoje, dia 19 […]

Deborah Power, professora catedrática da Universidade do Algarve e investigadora do Centro de Ciências do Mar, recebe hoje, dia 19 de outubro, o doutoramento honoris causa, pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia. 

Para Deborah Power, este reconhecimento é “uma grande honra”. Porém, fez questão de realçar que “a obra feita resulta da sorte que teve em trabalhar com diversos colegas e alunos de doutoramento e pos docs, além de diversos cientistas de renome internacional. As condições de trabalho oferecidas pelo CCMAR e o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia foram a chave para a realização do trabalho científico”.

Reconhecida pelo seu prestígio, a Universidade de Gotemburgo já distinguiu figuras tão proeminentes como Hillary Clinton.

Deborah Power iniciou as suas funções na Universidade do Algarve em 1990, sendo investigadora do CCMAR desde a sua fundação.

Desenvolve a sua investigação na área da endocrinologia molecular comparativa e interessa-se especialmente pelos processos de metamorfose dos peixes ósseos, a evolução de recetores ligados a proteínas G, desenvolvimento do esqueleto e mecanismos de homeostase do cálcio. Os resultados da investigação aplicam-se em problemas ligados à aquacultura, endocrinologia e biotecnologia.

É ainda editora-chefe do jornal General and Comparative Endocrinology e Conselheira da Sociedade Europeia de Endocrinologia Comparada.

Comentários

pub