Tunas Académicas apresentam-se em São Brás de Alportel

O espírito académico regressa em festa a São Brás de Alportel, no próximo sábado, dia 3, para o 14º Encontro […]

O espírito académico regressa em festa a São Brás de Alportel, no próximo sábado, dia 3, para o 14º Encontro de Tunas Académicas, um espetáculo que mostra em palco a união dos estudantes académicos em torno de uma das mais divertidas tradições académicas, a tuna.

Após mais de uma década de encontros com dezenas de tunas provenientes de todo o país e além-fronteiras, o 14º Encontro de Tunas Académicas conta com a participação da TAEB – Tuna Académica de Enfermagem de Beja, a Tualle – Tuna Universitária Afonsina de Loulé e ainda a Teletuna – Tuna de Derecho de Sevilla.

A origem das tunas académicas remontam os finais do século XIX, início do século XX e têm como principal objetivo promover a integração social e cultural dos alunos através da música.

O repertório musical das tunas é extremamente variado, podendo integrar música erudita, adaptações de temas de autor, composições originais, cuja temática incide essencialmente na vida boémia estudantil, na celebração do amor, mantendo afinidades temáticas com o fado e um certo estilo de música muito em voga em meados do século XX, de cariz humorístico e pitoresco. A dança alia-se à música com diversas coreografias que integram usualmente a típica pandeireta ou ainda a bandeira da tuna.

Na edição deste ano, o Encontro de Tunas de São Brás de Alportel apresenta a Tuna Académica de Enfermagem de Beja, um grupo misto, formado em 2002 que integra no seu reportório um conjunto diversificado de interpretações e originais resultantes de várias experiências e viagens em conjunto.

Proveniente da bonita cidade de Sevilha, a Teletuna – Tuna de Derecho de Sevilla conta com mais de meio século de existência sem interrupções. Caracterizada pela sua sobriedade, elegância e respeito pelas tradições, esta tuna tem-se destacado desde o início pela sua qualidade musical, tendo conquistado até à data vários prémio locais e nacionais como melhor tuna académica.

Criada em 1999, num dos mais emblemáticos cafés de Loulé, onde o Poeta António Aleixo declamava os seus poemas, a Tualle – Tuna Universitária Afonsina de Loulé presta homenagem à poesia e à alegria do espirito académico através da música levando o nome da cidade de Loulé e da Universidade além-fronteiras.

Comentários

pub