São Brás leva resultados do «Design e Ofícios» ao «Lisboa Design Show»

O projeto «Design e Ofícios», nascido em São Brás de Alportel, está presente na feira «Lisboa Design Show», que dura […]

O projeto «Design e Ofícios», nascido em São Brás de Alportel, está presente na feira «Lisboa Design Show», que dura até ao próximo domingo, na FIL-Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A Câmara de São Brás quis mostrar naquele que é considerado «o maior certame de design nacional» a inovação de produtos tradicionais através do design conseguida no projeto que promoveu, em Associação de Designers do Sul.

O «Design e Ofícios» desafia «artesãos e designers a cruzar a ponte entre a tradição e a inovação». «O resultado são trabalhos muito originais, funcionais e com extraordinárias potencialidades que juntam a criatividade do design ao saber ancestral do artesanato», revelou a autarquia sambrasense, num comunicado.

«O projeto teve início em 2011 e já conta com a realização de duas edições. Em cada edição, a realização de uma residência artística, durante todo um fim de semana, numa oficina, é o momento mais importante, pois é nesta altura que do projeto criativo de passa a realidade, numa parceria entre designer e artesão, que resulta em horas de convívio, enriquecimento e crescimento mútuo, difíceis de descrever», acrescentou.

Em Lisboa, o projeto algarvio terá o seu momento na ribalta na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, às 15 horas, com a apresentação da conferência «Tradição e Inovação na Serra Algarvia», a decorrer no espaço Businesss Conference.

Uma iniciativa que pretende dar a conhecer o projeto e contará com as intervenções do representante da Associação de Designers do Sul Bruno Boto Cruz e do presidente da Câmara de São Brás, bem como com o testemunho da artesã Sónia Mendes, que participou nas duas edições deste projeto. São Brás também estará representado pelas suas saborosas iguarias tradicionais, num beberete que se seguirá a esta conferência.

Comentários

pub