Querença recebe iniciativa internacional sobre desenvolvimento sustentável

Representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento rural, sustentabilidade ambiental e inovação vindos de diversos pontos do mundo vão visitar o […]

Representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento rural, sustentabilidade ambiental e inovação vindos de diversos pontos do mundo vão visitar o Projeto Querença e participar num workshop sobre desenvolvimento sustentável em espaço rural na terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de outubro. Uma iniciativa da organização internacional LEAD que pretende colocar os participantes «não apenas a trocar experiências, mas também a desenvolver novas metodologias de trabalho».

Segundo revelou ao Sul Informação João Ministro, coordenador do Projeto Querença, a iniciativa de desenvolvimento do interior do concelho de Loulé lançada pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro despertou a atenção da organização LEAD, que, entre outras atividades, se dedica «a promover workshops para potenciar líderes de projetos por todo o mundo».

Desta vez, o mundo vem até à freguesia louletana de Querença, à sede da Fundação que lançou o Projeto com o mesmo nome, para dois dias de trabalho, que se prevê «muito intenso» na terça-feira. Quarta-feira servirá para apresentar as conclusões do workshop, realizado no âmbito do LEAD Europe 2012 Challenge Session.

Além dos convidados da LEAD, participam na sessão de trabalho entidades nacionais que os  responsáveis pelo Projeto Querença desafiaram, que representarão «universidades, parceiros e outros projetos» que surgem do que está em curso há mais de um ano no Algarve, cuja metodologia já está a ser replicado noutros pontos do país.

Numa perspetiva global, juntar-se-á em Querença «gente muito interessante», que se debruça sobre as mais diversas áreas, desde investigadores na área das alterações climáticas até representantes da banca de investimento. Teremos participantes da Europa, mas também dos Estados Unidos e Brasil.

Em cima da mesa, acrescentou João Ministro, estarão temas como «o desenvolvimento do mundo rural, o impacto das iniciativas na sociedade e qual o papel e importância dos Governos locais para estimular mudanças e atitude, tendo em vista o desenvolvimento do território».

A LEAD é uma organização sem fins lucrativos e das maiores na sua área a nível mundial, que está presente em mais de 90 países e conta com uma rede de parceiros com mais de 2 mil elementos. Promove programas específicos de formação e aprendizagem, fomentando o trabalho em rede e contribuindo para o surgimento de uma nova geração de dinamizadores da sustentabilidade.

Comentários

pub