Porto de Portimão recebeu o maior navio de sempre

Portimão recebeu este domingo, dia 7 de outubro, a escala dos navios “Seabourn Pride” e “Balmoral”, com destaque para este […]

Portimão recebeu este domingo, dia 7 de outubro, a escala dos navios “Seabourn Pride” e “Balmoral”, com destaque para este último, que é o maior navio em comprimento a atracar neste porto algarvio.

Com 218,18 metros, o “Balmoral” é o navio-almirante da frota de quatro navios da companhia de cruzeiros Fred Olsen Cruise Lines, arqueando 43,537 toneladas.

Construído nos estaleiros da Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, entrou em junho de 1988 ao serviço da Royal Cruise Line, companhia entretanto extinta, tendo sido batizado com o nome de “Crown Odyssey”.

Mais tarde passou a pertencer à companhia Norwegian Cruise Line, como “Norwegian Crown”, sendo transferido entre 2000 e 2003 para a Orient Lines, voltando a designar-se “Crown Odyssey”. De Setembro de 2003 até 2007, regressou ao serviço da companhia Norwegian Cruise Line, novamente como “Norwegian Crown”.

Em 2007 a companhia de cruzeiros Fred. Olsen Cruise Lines comprou o navio, alvo de profundas remodelações, tendo sido inclusivamente aumentado através da colocação de uma nova secção com cerca de 30 metros ao meio do navio.

Até ao momento, o maior navio que atracou no porto de Portimão tinha sido o “Thomson Celebration”, com 214,7 metros de comprimento.

A Câmara de Portimão recorda que «para que navios com um comprimento acima dos 200 metros e mais de mil passageiros possam atracar neste porto, continuam a ser necessários alguns investimentos estruturantes, da responsabilidade da Administração Central, como o prolongamento do cais de acostagem, que permita acolher simultaneamente dois navios de grandes dimensões, a dragagem de estabelecimento de fundos a dez metros na barra, canal de navegação e bacia de manobra, assim como a aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e navegação na costa e a construção de um moderno terminal de passageiros».

 

Comentários

pub