Peça de teatro «Carta a um Santo» da ACTA estreia hoje em Loulé

O Cine-teatro Louletano acolhe hoje, sexta-feira, a estreia da peça «Carta a um Santo», pela ACTA-A Companhia de Teatro do […]

O Cine-teatro Louletano acolhe hoje, sexta-feira, a estreia da peça «Carta a um Santo», pela ACTA-A Companhia de Teatro do Algarve, às 21h30. Esta é a reposição de uma peça já levada a cena em 2003, agora com nome diferente, que conta com dramaturgia e encenação de Luís Vicente, com base num texto de Jostein Gaarder e interpretação de Glória Fernandes e Luís de A. Miranda.

«O espectáculo baseia-se numa carta da mulher com quem Santo Agostinho viveu, antes de escolher afastar-se do amor humano para se entregar ao amor divino. Flória, ex-amante e mãe do filho natural de ambos, critica e questiona Agostinho com veemência e destemor, com ironia e com desespero, por ele considerar desprezível aos olhos do Criador as alegrias do amor físico», revelou a ACTA, numa nota enviada às redações.

Na primeira vez que a companhia teatral algarvia levou à cena esta peça, em 2003, o título era «Flória Emília Saúda Aurélio Agostinho Bispo de Hípona Régia», que, como ilustra a ACTA, é «longo, mas justificado». «Na reposição, em 2012, são retomados os mesmos pressupostos dramatúrgicos, os mesmos critérios de encenação e a mesma plástica cénica. Altera-se o título para “Carta a Um Santo” (mais breve, mas igualmente justificado)», acrescentou.

Depois da estreia em Loulé, a peça é apresentada no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão já amanhã, sábado, às 21h30. No dia 19 de outubro, à mesma hora, «Carta a um Santo» sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão.

Comentários

pub