Parque da Pontinha será grátis durante a Feira de Santa Iria, em Faro

O estacionamento no Parque da Pontinha, em Faro, vai ser gratuito nos dias úteis enquanto a, entre os dias 17 […]

O estacionamento no Parque da Pontinha, em Faro, vai ser gratuito nos dias úteis enquanto a, entre os dias 17 e 29 de outubro, devido à realização da Feira de Santa Iria no Largo de São Francisco. A Câmara de Faro anunciou esta quarta-feira que a Ambifaro, com a colaboração do município, reservou «o parque de estacionamento da Pontinha na sua totalidade», ou seja, os três pisos da infraestrutura dois dias antes e um dia depois da Feira, que decorre de 19 a 28 de outubro.

O Largo de São Francisco é a principal bolsa de estacionamento gratuito na zona do centro histórico de Faro e está atualmente rodeada por lugares de estacionamento pago. Aqui, podem estacionar, normalmente, cerca de 900 carros, mas quando chega a feira, o Largo fica totalmente vedado ao trânsito.

Uma das principais razões para manter a feira neste local é o peso da história do certame, que é «uma das mais antigas e tradicionais feiras da região que se realiza há já vários séculos». «Embora o ano da sua origem não seja muito preciso existem manuscritos que reportam a sua origem ao ano de 1596, como feira franca», já então no local agora conhecido como Largo de São Francisco, disse a autarquia farense, num comunicado.

Comentários

pub