Orquestra do Algarve apresenta Ciclos de Música e Masterclass em novembro

A Orquestra do Algarve promove, em novembro, um Ciclo de Música Alemã, que inicia já neste primeiro fim de semana […]

A Orquestra do Algarve promove, em novembro, um Ciclo de Música Alemã, que inicia já neste primeiro fim de semana do mês, depois de em outubro o foco ter incidido sobre a música inglesa.

Assim, a Orquestra apresenta, no dia 2, no Teatro Cardenio em Ayamonte (às 20h30, no horário local), e no dia 3, no Auditório Municipal de Albufeira (às 21h30), um programa dedicado a Carl von Weber e Beethoven, destacando-se, ao longo do ciclo, as sinfonias deste último compositor.

O concerto começa com a Abertura “Coriolanus”, seguindo-se o “Concerto para Clarinete Nº 1” de Carl Weber, com a interpretação do solista Pedro Nuno, segundo clarinetista da OA. Pedro Neves, maestro titular, encerra o programa com a “Sinfonia nº 1” de Beethoven, a primeira das suas nove sinfonias.

O Ciclo regressa no final do mês, no dia 30, desta vez na Igreja do Carmo, em Tavira, (às 21h30) e com as obras “A Gruta de Fingal” de Mendelssohn, o “Concerto em Lá Maior, KV 622” de Mozart, com a participação do solista Jorge Alves, e a “Sinfonia Nº 2” de Beethoven. Este concerto tem também a direção do maestro Pedro Neves.

No dia 9 de novembro, a Orquestra do Algarve apresenta o concerto “Ópera sem Palavras”, no Auditório Pedro Ruivo do Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”, em Faro, pelas 21h30.

Será um programa de ópera não cantada, que passa por reportório de compositores como Verdi, Pucinni, Wagner, entre muitos outros, dirigido por John Avery, maestro associado da OA.

Árias de “As Alegres Comadres de Windsor” de Otto Nicolai, “La Traviata” de Verdi, “Os Mestres Cantores de Nuremberga” de Richard Wagner, “Iolanthe” de Arthur Sullivan, “Madame Butterfly” e “Hansel e Gretel”, entre outras, são o mote para recordar algumas destas óperas memoráveis.

O Ciclo de Música de Câmara regressa à programação da Orquestra do Algarve, para levar diferentes reportórios ao público, em ambientes mais intimistas.

Em novembro, os concertos deste ciclo acontecem na Igreja do Carmo em Tavira, no dia 17, e no Museu Municipal de Faro, no dia 18, onde um quinteto de cordas composto pelos músicos Krassimir Dzhambazov e Laurentiu Simões nos violinos, Ivetta Natzkaya na viola, Vasile Stanescu no violoncelo e Jean-Christian Houde no contrabaixo irá interpretar o “Quinteto para Cordas nº. 2 em Sol Maior Op. 77” de Antonin Dvorák e “Variações sobre um tema de Tchaikovsky, Op. 35” de Anton Arensky.

 

Masterclass com o maestro mexicano Jesús Medina

Entre os dias 20 e 22 de novembro, a Orquestra do Algarve promove a sexta edição da Masterclass Internacional de Direção de Orquestra, aberta a maestros de todas as nacionalidades, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Faro.

Sob a orientação artística do maestro mexicano Jesús Medina, a Masterclass terá a participação da Orquestra do Algarve, estando o reportório centrado em obras de W.A. Mozart e dos compositores mexicanos Joaquín Gutiérrez Heras, José Pablo Moncayo e Eduardo Angulo.

Este evento encerra no dia 24 de novembro, no mesmo local, com a realização de um concerto aberto ao público em geral, pelas 21h00, em que a OA será dirigida por Jesús Medina no mesmo reportório aprofundado durante a Masterclass.

O concerto é de entrada paga e os bilhetes podem ser adquiridos no dia do espetáculo, à entrada do Grande Auditório.

Comentários

pub