Olhão recebe «Carta a um Santo» pela ACTA

A peça da ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve «Carta a um Santo», que junta textos de Jostein Gaarder, […]

A peça da ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve «Carta a um Santo», que junta textos de Jostein Gaarder, Santo Agostinho e Teixeira de Pascoaes, sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão na sexta-feira, às 21h30. A peça conta com dramaturgia e encenação de Luís Vicente e interpretações de Glória Fernandes e Luís de A. Miranda.

O espetáculo «consiste na dramatização de um documento – “A Vida é Breve”, de Jostein Gaarder – que se apresenta, sob a forma epistolar, salpicado de breves citações constantes num outro documento da autoria do destinatário do primeiro – “Confissões”, de Santo Agostinho; e também de referências de vário tipo – umas claras e directas, outras sob a forma de alusões e insinuações – atribuídas ao mesmo destinatário», segundo a ACTA.

A ação de «Carta a um Santo» baseia-se numa carta da mulher com quem Santo Agostinho viveu, antes de escolher afastar-se do amor humano para se entregar ao amor divino.

«Flória, ex-amante e mãe do filho natural de ambos, critica e questiona Agostinho com veemência e destemor, com ironia e com desespero, por ele considerar desprezível aos olhos do Criador as alegrias do amor físico», acrescentou a companhia teatral, num comunicado.

Comentários

pub