Noite dos Investigadores criou 11 mil cientistas de ocasião

Cerca de 11 mil pessoas tornaram-se cientistas por um dia, na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) de 2012, que decorreu […]

Cerca de 11 mil pessoas tornaram-se cientistas por um dia, na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) de 2012, que decorreu no Ria Shopping, em Olhão e nos Centros de Ciência Viva da Faro e Lagos.

As iniciativas oferecidas pela organização do evento tiveram uma boa adesão, com um aumento no número de visitantes a chegar aos 15 por cento, em relação à edição de 2011.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de investigação feito no Algarve e até de participar em algumas experiências ou manusear diferentes máquinas e instrumentos que ajudam os cientistas a fazer o seu trabalho. As chamadas atividades «mãos na massa» foram as mais populares, atraindo sempre muitos curiosos.

Os objetivos da iniciativa, que no Algarve foi organizada pelo CRIA- Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, foram atingidos em pleno, considerou a organização. Apesar de haver um enfoque no público escolar e nos mais novos, este é um evento que pretende envolver a comunidade em geral, algo que, tendo em conta os números, parece ter sido conseguido.

Das 11 mil pessoas que marcaram presença em iniciativas da NEI de 2012, 800 eram alunos de escolas do ensino básico e secundário. Os restantes visitantes foram aos locais por iniciativa própria. Em Olhão, a meio da tarde do dia em que a iniciativa teve lugar, viam-se já famílias e adultos sozinhos ou em grupo a visitar os diferentes expositores.

«A Noite Europeia dos Investigadores 2012, conhecida por se realizar simultaneamente em vários países da Europa e Israel (300 cidades), mostrou o que é a ciência, o desporto, como estes se relacionam e contribuem para facilitar o nosso dia-a-dia», ilustrou o CRIA.

Comentários

pub