Mercados de Olhão classificados como Monumento de Interesse Público

Os Mercados de Olhão foram formalmente reconhecidos esta semana como Monumento de Interesse Público (MIP), após a publicação da sua […]

Os Mercados de Olhão foram formalmente reconhecidos esta semana como Monumento de Interesse Público (MIP), após a publicação da sua classificação em Diário da República. Um «orgulho para os olhanenses», na visão da autarquia, que se tornará efetiva após um período de consulta pública de 30 dias, caso não haja contestação.

O vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara de Olhão António Pina vê esta distinção como «um prémio para a cidade olhanense, depois das grandes obras de recuperação levadas a efeito pela autarquia em 1998, no valor de 2,5 milhões de euros, realçando «a importância arquitetónica e histórica do imóvel» que considera estar a ser reconhecido.

«Esta proposta mostra a importância de um dos ícones da cidade que são os Mercados Municipais. Em bom tempo, a autarquia resolveu transformar e melhorar os mercados, tendo sido um dos primeiros grandes investimentos feitos na cidade, e esta é a valorização dessa nossa estratégia e objetivo», afirmou António Pina.

Segundo o autarca, esta classificação poderá «trazer uma maior atenção das pessoas que se interessam pela arquitetura e pelos monumentos, colocar Olhão nessa lista de MIP e trazer mais gente para visitar a cidade, conhecer os mercados e depois encantar-se com a Ria Formosa», um dos principais pontos de atração turística do município.

Comentários

pub