Marmelete e Alferce celebram a castanha no dia 1 de novembro

A castanha e os castanheiros já foram elementos importantes da economia da Serra de Monchique e hoje continuam a marcar […]

A castanha e os castanheiros já foram elementos importantes da economia da Serra de Monchique e hoje continuam a marcar as tradições. Por isso mesmo, no dia 1 de novembro, como vem sendo hábito, haverá a Festa da Castanha em Marmelete e o Magusto Popular em Alferce.

A XIX Edição da Festa da Castanha realiza-se junto à Casa do Povo de Marmelete, a partir das 15 horas do feriado do Dia de Todos-os-Santos, data em que se comemora também o Dia da Freguesia, recordando os magustos tradicionais de castanhas, que por esta altura decorriam.

Esta é uma organização da Junta de Freguesia de Marmelete, que conta com a colaboração das Associações, Clubes, Centro de Dia, Produtores de Medronho e E.B.1/J.I. de Marmelete.

Os visitantes poderão saborear, de forma gratuita, as castanhas assadas de forma tradicional, recorrendo à carqueja, pequeno arbusto que exubera em todo o concelho de Monchique.

Não faltarão vários sabores da serra, como os doces, o porco no espeto, o medronho, a melosa ou as filhós, e muita animação musical a cargo das Latinas e suas Bailarinas.

Pelas 17h30, terá lugar a entrega dos Diplomas de Mérito aos melhores alunos da Freguesia, uma iniciativa que visa premiar os alunos que, ao longo do ano letivo 2011/2012, desenvolveram de forma excelente as competências do seu currículo e o gosto pelo estudo e pela aprendizagem.

A partir das 19h00, prosseguirá a animação musical (em recinto fechado) com o bailarico, a cargo do acordeonista Fernando Pereira.

Em Alferce, a Junta de Freguesia local promove também no  dia 1 de novembro o Magusto popular, um certame que conta com os melhores ingredientes que a Serra de Monchique tem para oferecer.

Na edição deste ano, os visitantes poderão encontrar as tradicionais castanhas assadas e a água pé, assim como uma mostra dos produtos locais (mel, aguardente de medronho, enchidos tradicionais, produtos agrícolas e artesanato).

O evento inicia-se pelas 11 horas, com a mostra de produtos locais.

Às 14 horas, está prevista a abertura da exposição etnográfica de bordados e bricolage na Casa do Povo de Alferce.

Os Magustos e a animação têm início às 15 horas com Telma Santos, Cláudio Rosado e a atuação do Grupo Coral da Confraria do Medronho Os Monchiqueiros.

A Junta de Freguesia de Alferce pretende recordar os magustos tradicionais que por esta altura ocorriam nesta zona da Serra de Monchique.

Comentários

pub