Loulé abre novas inscrições para as Hortas Sociais

Depois da atribuição de talhões das Hortas Sociais de Loulé a 19 utilizadores, no passado dia 25 de abril, a […]

Depois da atribuição de talhões das Hortas Sociais de Loulé a 19 utilizadores, no passado dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Loulé abre agora o período para novas inscrições a interessados que pretendam ter também um talhão.

Os candidatos poderão inscrever-se até ao dia 31 de outubro, apresentando uma ficha de candidatura, que se encontra disponível no website do Município (www.cm-loule.pt), tendo prioridade as famílias com rendimento per capita mais baixo.

Para mais informações os interessados devem contactar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos (289 400 890) ou a Divisão de Gestão Social e Saúde (289 400 882), da Câmara Municipal de Loulé.

A Câmara Municipal de Loulé decidiu criar as Hortas Sociais de Loulé como forma de proporcionar aos cidadãos, em especial aos mais carenciados, a possibilidade de cultivarem um espaço agrícola e assim poderem usufruir de produtos frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar, constituindo isso um instrumento de subsistência alimentar, complementar e sociocultural para famílias com maiores carências económicas.

A criação das Hortas Sociais de Loulé tem uma forte componente educativa, apresentando em espaço próprio ações de formação sobre técnicas de agricultura biológica, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e promoção ambiental.

A utilização das Hortas Sociais de Loulé é totalmente gratuita mas requer o cumprimento das regras estabelecidas no Regulamento, o uso correto dos recursos disponibilizados e uma convivência sã entre os utilizadores, bem como o cumprimento das técnicas de uma agricultura sustentável e saudável, de acordo com as regras da agricultura biológica.

Em forma de balanço, para os responsáveis municipais o funcionamento das Hortas Sociais de Loulé superou as expectativas, verificando-se a participação dos agregados familiares nas práticas agrícolas, incluindo mulheres e crianças. Constata-se ainda, uma elevada partilha de conhecimentos e troca de produtos agrícolas entre os vários hortelãos.

Comentários

pub