Junta de Freguesia de Lagoa inaugura nova sede a 5 de Outubro

A Junta de Freguesia de Lagoa vai inaugurar amanhã, sexta-feira, dia 5 de Outubro, o edifício da sua nova sede. […]

A Junta de Freguesia de Lagoa vai inaugurar amanhã, sexta-feira, dia 5 de Outubro, o edifício da sua nova sede. A cerimónia, que integra as comemorações oficiais do (último) feriado do 5 de Outubro, está marcada para o meio dia.

Francisco Martins, presidente da Junta de Lagoa, espera que, na segunda-feira, os serviços desta autarquia já estejam a funcionar no novo edifício, situado mesmo do outro lado da rua das atuais instalações.

O edifício, pago pela Câmara e pela Junta de Freguesia, custará no total, incluindo equipamento, cerca de 400 mil euros. Foi construído junto ao arco de S. José, no local do edifício onde durante décadas funcionou o Quartel da GNR de Lagoa.

«Com as novas instalações, além de melhores condições de trabalho para as funcionárias e técnicos e para os membros do executivo e demais órgãos da freguesia, vamos ganhar sobretudo espaço e luminosidade», disse o autarca Francisco Martins, em entrevista ao Sul Informação.

Até agora, a Junta funcionava em instalações cedidas pela Câmara de Lagoa no secular Convento de S. José, onde não há «luminosidade, ventilação, arquivo sem humidade, instalações sanitárias em condições, ou sequer condições de trabalho para o atendimento que é feito aos fregueses, nomeadamente ao nível da privacidade», salientou Francisco Martins.

Bem diferentes serão agora as condições no novo edifício, que tem, por exemplo, uma sala polivalente destinada às Assembleias de Freguesia, mas que poderá também acolher seminários, conferências e exposições. «Nesse aspeto, deixamos de ficar dependentes de entidades externas», explica o presidente da Junta.

Francisco Martins defende que as sedes das Juntas de Freguesia deveriam ser aproveitados para «criar valências de apoio à comunidade». «Aqui, além de já termos recebido este projeto em andamento, havia constrangimentos em termos de área e de localização», pelo que esse aspeto não foi ainda tido em conta.

Mas o novo edifício terá, de qualquer modo, condições muito melhores para que esta autarquia continue a desenvolver o seu trabalho na área social. Atualmente, «estamos a dar apoio a 250 famílias carenciadas da freguesia, o que representa cerca de um milhar de pessoas. São apoios pontuais, mas também fazemos acompanhamento, nomeadamente das crianças na escola, visitas domiciliárias, somos intermediários nos contenciosos que essas famílias tenham com empresas fornecedoras de serviços, como a EDP, por exemplo».

«Antes, não tínhamos condições de privacidade para atender as pessoas, mas agora, nas novas instalações, pelo menos esse problema está resolvido», garantiu Francisco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Lagoa.

Comentários

pub