Jorge Rocha junta artigos de jornal e pipocas na performance «Cadência» em Lagos

O artista Jorge Rocha estreia na sexta-feira, dia 2 de novembro, às 22h00, no Espaço Cultural do Teatro Experimental de […]

O artista Jorge Rocha estreia na sexta-feira, dia 2 de novembro, às 22h00, no Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos, o espetáculo «Cadência», que conta também com Júlia Correia Lagos.

«Cadência» é definida como «uma ação performativa que se inspira numa pesquisa desenvolvida pelo artista Jorge Rocha sobre artigos publicados no jornal Expresso no primeiro semestre de 2011, esboçando um olhar sobre diversos códigos relativos à conjuntura que o país enfrenta, numa abordagem artística de carácter experimental sobre as mensagens dos media».

É uma sequência que parte do interesse do artista pelos universos performativos da ação concreta de cozinhar e da sua relação com a Cultura Digital, integrando neste caso mensagens que deixam discutir aspetos políticos da cultura portuguesa.

Jorge Rocha explicou ao Sul Informação que esta performance «é uma sequência de textos remisturados do jornal Expresso, intercalados com a produção de pipocas», naquilo que pretende ser «uma metáfora para a crise». No mínimo curioso.

Além de se poder assistir no local à performance (no Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos), pode-se ainda acompanhá-la pela internet, já que o artista terá uma câmara sempre a filmar o que se passa e a transmitir em streaming pela internet.

Na última performance apresentada, o artista, além das pessoas que assistiram ao vivo, teve cerca de 300 pessoas a passar pelo seu site ao longo do espetáculo, por isso espera que esta mistura de jornais e pipocas alcance números semelhantes.

O projeto «Cadência» foi desenvolvido no âmbito do PRALAC – Projetos Anuais, que o artista desenvolveu no Laboratório de Atividades Criativas (LAC) e conta com o apoio da Xerem e do Teatro Experimental de Lagos.

 

Pode assistir à performance aqui.

 

Dádiva? Cura? Oportunidade? De que fala esta gente? Em que país vivem? Num país onde a elite fabrica as ideias da moda, os idiotas as repetem, os políticos as aplicam e as vítimas aceitam.
 in Jornal Expresso, 14 de Maio de 2011, Primeiro Caderno, Daniel Oliveira

 

Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos
morada:
Rua dos Combatentes da Grande Guerra, nº 8 e 10, Lagos
(oficinas da Antiga Escola Gil Eanes), portões verdes.

Comentários

pub