Fundação Francisco Manuel dos Santos debate “As Novas Escolas” no Algarve

“As Novas Escolas” são o tema da conferência que a Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por António Barreto, organiza […]

“As Novas Escolas” são o tema da conferência que a Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por António Barreto, organiza no dia 7 de novembro, quarta-feira, às 14h30, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Gambelas, Faro. Este evento insere-se no ciclo de Conferências da Educação.

“Novas Escolas” são formas diferentes de organização da escola ou do sistema de ensino, na possibilidade de escolha da escola pelas famílias, na organização e autonomia da escola, no financiamento, etc., que têm emergido em vários países do mundo.

Em Portugal, persiste um modelo centralizado de gestão escolar. Serão apresentados e discutidos vários modelos internacionais de novas formas de organização da escola, procurando evidenciar as características que os distinguem bem como responder a questões como: têm mais ou menos sucesso que as outras? Serão estes modelos melhores do que um modelo centralizado? Em que medida e em que aspetos?

A norte-americana Margaret Raymond, especializada em política educativa, falará da experiência das charter schools, Simon J. Steen, especialista holandês, discutirá o modelo vigente na Holanda, e Alexandre Homem Cristo apresentará um estudo sobre as principais características de vários modelos de gestão escolar no mundo. O que podemos aprender com a experiência dos outros países?

O debate será moderado por Helena Quintas, da Universidade do Algarve.

Esta conferência é dirigida a pais, professores e todos os interessados no processo educativo.

 

Breves biografias dos oradores:

Margaret E. Raymond é diretora do Center for Research on Education Outcomes (CREDO), na Universidade de Stanford, que analisa as reformas educativas nos Estados Unidos da América.

A sua missão é incrementar a quantidade e qualidade da informação sobre o impacto das inovações educativas nos resultados dos alunos até ao 12.º ano.

Simon Steen é diretor-geral da VBS, a Associação Nacional de Escolas Independentes na Holanda, e governador do Instituto Nacional das Escolas Comunitárias.

Tem um mestrado em Direito e publicou vários artigos sobre empreendedorismo pedagógico, o direito constitucional da liberdade de educação e da liberdade de escolha dos pais na Holanda. É também presidente do Conselho Europeu de Associações Nacionais de Escolas Independentes (ECNAIS).

Alexandre Homem Cristo é licenciado em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCSH-UCP), em 2008, e mestrado em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), em 2011.

Colaborou com o Fórum para a Liberdade de Educação, com a revista Atlântico, com o Expresso online (blogue Aparelho de Estado), e com o Público online (blogue Eleições 2009).

Comentários

pub