Exposição «Os Signos do Quotidiano – gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus» abre hoje em Silves

A exposição «Os Signos do Quotidiano – gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus» abre hoje, dia 31, às 18h30, no […]

A exposição «Os Signos do Quotidiano – gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus» abre hoje, dia 31, às 18h30, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

Na abertura, estarão presentes Cláudio Torres. diretor do Campo Arqueológico de Mértola, e Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves.

A exposição, que integra o programa do X Congresso Internacional «A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo», apresenta exemplos de objetos encontrados em escavações do período islâmico do Ocidente da Península Ibérica, o Gharb al-Ândalus, esclarecendo alguns dos seus significados menos evidentes.

Tendo em consideração que os objetos conservados do passado islâmico mostram indícios que é preciso decifrar e interpretar, esta mostra está organizada de acordo com três eixos principais: Símbolos, Gestos e Marcas, eixos estes que pretendem demonstrar, respetivamente, imagens representativas de ideias abstratas, aspetos dos objetos que ilustram costumes e vivências das pessoas que os utilizaram e sinais deixados nos objetos pelo seu uso.

Desde tigelas a insígnias, escápulas, púcaros, fragmentos, telhas, cantis, amuletos, cântaros, lanternas e tinas são inúmeros os objetos desta exposição, da autoria do Campo Arqueológico de Mértola, e que foram encontrados em diversas localidades, como Mértola, Silves, Palmela, Tavira, Vilamoura, Albufeira, Moura e Alarcos (Espanha).

A exposição «Os Signos do Quotidiano – Gestos, Marcas e Símbolos no Al-Ândalus» poderá ser visitada até fevereiro do próximo ano.

 

 

 

Comentários

pub