Exposição «D. Dinis, entre a História e a Lenda» mostra-se em Castro Marim

A Igreja do Castelo de Castro Marim recebe, até ao final de outubro, a exposição lúdico-pedagógica D. Dinis. Para além […]

A Igreja do Castelo de Castro Marim recebe, até ao final de outubro, a exposição lúdico-pedagógica D. Dinis. Para além dos painéis históricos e fotografias sobre o monarca a exposição conta com um jogo didático no qual os mais novos podem descobrir curiosidades sobre a época e vida do Rei D. Dinis.

A Igreja da Misericórdia, no Castelo da vila castromarinense, abre portas até dia 31 de Outubro, das 9h às 18h, a uma exposição inédita sobre a vida e legado do Rei D. Dinis, cujos cognomes eram O Lavrador, pela plantação do Pinhal de Leiria, e Rei Poeta, devido à sua obra literária.

«D. Dinis, entre a História e a Lenda» é o nome da mostra constituída por 12 painéis com factos históricos relevantes sobre a vida do monarca, complementados por um trabalho de investigação com fotografias inéditas sobre o legado do rei em Portugal.

A exposição conta ainda com um jogo didático para crianças (semelhante ao Jogo da Glória) intitulado «Assalto aos Castelos», através do qual os mais novos podem descobrir diversas curiosidades sobre a época e vida do Rei D. Dinis. Trata-se da oportunidade única de pequenos e graúdos aprenderem de forma lúdica e pedagógica um pouco mais sobre a História de Portugal, e em particular da vila de Castro Marim.

A destacar que esta exposição encontra-se em itinerância e pertence à Liga dos Combatentes.

Para a inscrição de turmas escolares na exposição, bem como realização do jogo, os interessados devem contactar a Associação ODIANA: [email protected] ou 281 531 171.

Esta iniciativa é organizada pela ODIANA e a Câmara Municipal de Castro Marim no âmbito do projeto Guaditer – Itinerários do Baixo Guadiana, do Programa POCTEP, 2007-2013 (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal), cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), onde têm vindo a ser desenvolvidas ações relacionadas com a valorização e difusão do Património Histórico e Cultural da região.

Comentários

pub