Escola de Vela do Clube Náutico de Tavira arranca com Sara Carmo

O Clube Náutico de Tavira (CNT) marcou o arranque da época desportiva 2012/2013 da Escola de Vela com a presença […]

O Clube Náutico de Tavira (CNT) marcou o arranque da época desportiva 2012/2013 da Escola de Vela com a presença da velejadora Sara Carmo, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres.

Segundo a direcção do CNT, a sua presença «foi um marco muito importante num evento que ficará gravado na história do clube e representará um grande incentivo para todos os amantes da vela, permitindo especialmente aos jovens velejadores o contacto com o mundo da alta competição na vela, bem como a estruturarem as suas habilidades e capacidades de forma a que, com trabalho e dedicação, possam também eles seguir os passos desta nossa grande velejadora e alcançarem o sucesso desportivo».

Detentora de um palmarés desportivo impressionante, Sara Carmo defendeu as cores do Clube Náutico de Tavira de 2006 a 2009 na classe Laser Radial, sob a orientação do treinador Ricardo Magalhães, tendo saído após ingressar na licenciatura de arquitectura na Universidade Técnica de Lisboa, passando então a representar o Clube Naval de Cascais.

Sendo a vela um desporto saudável que pode ser praticado em qualquer idade como forma de lazer ou em competição, promovendo contacto permanente e desenvolvendo respeito pela natureza, com a sua prática as crianças e jovens aprofundam capacidades motoras e cognitivas importantes no seu desenvolvimento, nomeadamente a autoconfiança, o poder de decisão, capacidade de concentração, responsabilidade, destreza e coordenação motora, sentido de orientação e o equilíbrio.

Em contexto permanente de formação, quer em terra, quer no mar, os praticantes adquirem importantes noções de segurança, aprendendo-se a utilizar o vento, as marés e as ondas no controlo de pequenas embarcações. A vela é um desporto seguro e promove o bem-estar físico e intelectual do indivíduo.

Na sequência do trabalho realizado no passado, o CNT «mantém uma aposta forte na Escola de Vela, constituindo a única oferta formativa no concelho de Tavira no ensino e prática da vela», nas classes de Optimist (iniciação, aperfeiçoamento, pré-competição e competição) e 420 (competição).

Para além destas classes, a Escola de Vela do CNT disponibiliza ainda cursos de vela para adultos, em datas e horas a designar e dependentes de número mínimo de participantes. As inscrições encontram-se abertas para todas as classes.

Podem ser obtidas mais informações na secretaria do CNT ou através do telefone 281326858 ou para o mail nautico.tavira@gmail.com.

Comentários

pub