Docapesca promove consumo de Cavala no Mercado de Lagos

A Docapesca continua a promover o consumo de Cavala nos Mercados Municipais do Algarve e a próxima paragem é em […]

A Docapesca continua a promover o consumo de Cavala nos Mercados Municipais do Algarve e a próxima paragem é em Lagos, na sexta-feira. Entre as 10 e as 12 horas chefes e alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão vão demonstrar diferentes formas de confeccionar este nutritivo peixe e dá-lo a provar ao público em geral, gratuitamente, no Mercado Municipal de Santo Amaro.

Esta é também uma forma de promover a Dieta Mediterrânica, que foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010 e da qual «o padrão alimentar do nosso país é um bom exemplo», frisou a Docapesca.

O peixe é um dos elementos centrais da dieta nacional, encontrando-se os portugueses no topo da lista dos povos que consomem mais peixe per capita, o que nos leva a importar grande parte do pescado que consumimos. Algo que reforça a importância da Cavala, espécie abundante nas nossas águas e para a pesca da qual não são impostas quotas pela União Europeia.

É caso para dizer que, ao contrário de outras espécies cujo consumo é mais habitual entre os apreciadores de boa comida lusa, no caso da Cavala trata-se mesmo da possibilidade de comer até fartar. Para mais quando se tem a ajuda de profissionais para aprender formas diferentes de a cozinhar, para se poder variar.

Além da componente gastronómica e económica, a Cavala também é um peixe com elevado teor de Ómega 3 e é muito nutritivo, ou seja, é um alimento saudável e que com doses elevadas de alguns dos nutrientes que é recomendável comermos todos os dias.

Comentários

pub