Desidério Silva envia carta aos munícipes na hora da despedida, PS de Albufeira critica saída

Desidério Silva, que toma posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve dia 2 de novembro e por […]

Desidério Silva, que toma posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve dia 2 de novembro e por isso deixa a presidência da Câmara de Albufeira, dirigiu hoje uma carta aos munícipes explicando essa sua opção.

A carta surge um dia depois de aquela Câmara, de maioria PSD, ter aprovado a suspensão do mandato do autarca, e a sua substituição pelo até agora vice-presidente, José Carlos Rolo.

O PS de Albufeira, em comunicado divulgado ontem, acusou Desidério Silva de ser «um presidente em figa da realidade que criou», afirmando que o autarca social-democrata que esteve à frente da Câmara nos últimos onze anos deixa o município «no caos organizativo e financeiro».

A explicação que Desidério Silva dirige aos munícipes, e que coincide com o que já tinha dito antes aos funcionários municipais, é, naturalmente, bem diferente.

Desidério começa por sublinhar que «face à lei autárquica em vigor que me impede de nova candidatura à autarquia de Albufeira», se encontra «na fase final» do seu desempenho enquanto presidente da Câmara.

O ainda autarca afirma que sente ser «o momento de passar a intervir a uma escala regional». «Considero que o Turismo do Algarve necessita de uma nova dinâmica que permita afirmar o que de melhor existe nesta região tão importante no contexto nacional», acrescenta.

«A minha experiência enquanto autarca e presidente da Associação de Turismo de Albufeira levam-me a abraçar este desafio com determinação e vontade de marcar a diferença, sempre na defesa da região», diz ainda Desidério Silva na carta que dirigiu aos munícipes.

Fazendo um balanço da sua ação enquanto edil, sublinha ter «muito orgulho na evolução de Albufeira: a concretização de novos equipamentos e programas escolares, sociais e desportivos; a construção e modernização de acessibilidade que melhoraram a qualidade de vida de residentes e visitantes, a melhoria das redes de abastecimento de água e saneamento, a criação de mais espaços verdes, a implementação de transportes públicos, o reforço da limpeza». Em suma, defende Desidério Silva, ao longo dos seus onze anos à frente da Câmara, Albufeira transformou-se num «concelho apetecível, bonito de se viver, visitar e investir».

Os socialistas albufeirenses, porém, contestam esta alegada visão cor de rosa e criticam o abandono de funções, com o mandato ainda a decorrer. «Ouvir o até aqui presidente dizer, na sua mensagem de despedida aos funcionários da autarquia, “que vai para o Turismo por que esta sempre foi a sua vocação”, deixa um sentimento de revolta e frustração junto daqueles que sempre deram o seu melhor pelo município. Afinal o presidente não estava cá por convicção, estava em trânsito, para um outro lugar que ele sempre considerou mais interessante».

Ricardo Clemente, presidente da Comissão Política Concelhia do PS, em comunicado, lançou o repto ao PSD, nomeadamente ao seu presidente da Comissão Política, Carlos Silva e Sousa, alegado «indigitado candidato» à Câmara por parte dos social-democratas, para que «tome posição pública e diga aos albufeirenses se concorda com o não cumprimento dos compromissos para com os eleitores e se concorda ou não com o abandono de funções por parte de Desidério Silva».

«Albufeira não pode continuar por este caminho, não pode continuar com uma das mais altas taxas de desemprego do país, aliada a uma das mais altas capitações de impostos do país e com custos que se aproximam do insustentável, particularmente no que se reporta ao fornecimento de bens e serviços», sublinham os socialistas.

«O caminho que estamos a trilhar, onde se evidencia uma cada vez menor falta de capacidade de resposta aos crescentes problemas, conjugado com uma gestão que se revelou ineficaz, gastadora e populista, conduziram-nos ao desequilíbrio das contas municipais, as quais evidenciam um passivo de cerca de 90 milhões de euros», acrescenta Ricardo Clemente.

«Funcionários desmotivados, empresas que hoje sentem a autarquia não como uma parceira mas como um entrave ao desenvolvimento económico, uma oferta turística que tem de se afirmar como competitiva num ambiente urbano cada vez mais degradado, são a realidade a que a gestão deste executivo, liderado até hoje por Desidério Silva, nos conduziu», conclui o PS de Albufeira.

A tomada de posse de Desidério Silva como presidente do Turismo do Algarve está marcada para sexta-feira, dia 2 de novembro, pelas 16h00, no auditório do edifício-sede desta entidade, na avenida 5 de outubro, em Faro.

Comentários

pub