Daniel Sampaio e Alberto Melo apresentam livros na Leya no Pátio

Alberto Melo e Daniel Sampaio vão passar no Pátio de Letras, a convite da livraria Leya no Pátio, para apresentar […]

Alberto Melo e Daniel Sampaio vão passar no Pátio de Letras, a convite da livraria Leya no Pátio, para apresentar obras de sua autoria. No sábado, 3 de Novembro, Alberto Melo apresenta o livro «Passagens Revoltas 1970-2012», que reúne 40 anos de textos interventivos e na terça-feira, 6 de Novembro, Daniel Sampaio conversa com o público sobre as crises no casamento e como enfrentá-las, por ocasião do lançamento do seu novo livro «Labirinto de Mágoas».

A obra de Alberto melo, professor universitário e co-fundador da Associação In Loco, que edita o livro, «incide sobre cinco temáticas chave: educação/educação de adultos; conflitos políticos e laborais; animação territorial e desenvolvimento local; cidadania activa e democracia participativa; crítica da economia dominante», segundo um comunicado da livraria farense.

«Durante a sessão, os comentários à obra serão feitos por António Fragoso, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg e Isabel Moreira Duarte, licenciada em História e Mestre em Educação de Adultos», acrescentou.

O autor de «Passagens Revoltas», além da carreira académica é «director da revista Aprender ao longo da Vida e reputado perito em associativismo voluntário e em educação de adultos». É vice-presidente da Association Européenne d’Information pour le Développement Local e membro da Active Citizenship Network, rede associativa europeia que colabora com a Comissão Europeia nos projectos Rethinking the Subsidiarity Principle e The New European Citizens. Também tem fortes ligações ao associativismo, tendo ajudado a criar diversas iniciativas nesta área.

Também bem conhecido do público é o conceituado psiquiatra e terapeuta familiar Daniel Sampaio, que regressa ao Pátio para apresentar a mais recente de um já vasto rol de obras.

«Numa época como a nossa, em que cerca de metade dos casamentos terminam em divórcio, o problema torna-se sério e não deixa ninguém indiferente. O livro conduz-nos numa reflexão tão profunda quanto ampla sobre todos os aspectos desta questão: como se manifestam os primeiros sintomas da desagregação do casal; como detectar esses sintomas e adoptar uma atitude crítica; como lidar com os filhos dentro de um casamento que se desagrega; que papel pode ter a família de cada um dos cônjuges; qual o papel e virtudes da terapia conjugal; como conduzir um divórcio com o menor número de danos. A obra conta ainda com um capítulo dedicado aos conflitos próprios da conjugalidade gay e lésbica», revelou a livraria Leya no Pátio.

Comentários

pub