Coral Ossónoba promove nova gala em Faro para evitar extinção

O Grupo Coral Ossónoba vai promover a Gala Solidária «Sonho da Música II», no dia 27 de outubro, sábado, às […]

O Grupo Coral Ossónoba vai promover a Gala Solidária «Sonho da Música II», no dia 27 de outubro, sábado, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

A iniciativa pretende angariar recursos para fazer face às grandes dificuldades financeiras que este agente cultural farense enfrenta e contará com a presença de conceituados cantores líricos. O grupo fala mesmo em «luta pela sobrevivência».

A Gala vai dividir-se em duas partes bem distintas, a primeira dedicada à ópera, com a participação da soprano Catarina Molder e do barítono Rui Baeta como solistas e a segunda focada no musical West Side Story, com a voz a ser assegurada pelo Coral Ossónoba, acompanhado pelo Clube de Danças João de Deus.

Os mestres-de-cerimónia serão o escritor Francisco Moita Flores e a atriz Filomena Gonçalves. O espetáculo tem a direção artística de António de Jesus, o maestro do Coral Ossónoba, e terá no piano Luís Conceição. A entrada no espetáculo custa 10 euros por pessoa.

No ano passado, altura em que decorreu a primeira gala «O Sonho da Música», «a falta de dinheiro para suportar as despesas anuais levou esta associação farense a meter mãos à obra e a organizar mais um espetáculo na sua cidade», revelou, num comunicado, o Coral Ossónoba.

Uma iniciativa que o presidente da associação farense António Monteiro Dias apelidou de «vital pois, além do alento, por vermos o apoio e carinho do público, deu-nos alguma folga financeira para prosseguir». As dificuldades estão associadas à crise que o país atravessa e ao corte nos apoios à cultura.

O dinheiro reverterá para o funcionamento desta associação cultural que tem «três coros em funcionamento, com idades a partir dos 5 anos». «Só com o público do nosso lado poderemos continuar a existir», avisou António Monteiro Dias, que espera conseguir aqui «mais um balão de oxigénio» para continuar o trabalho que a associação vem desenvolvendo há mais de 30 anos.

Comentários

pub