Clubes de futebol de São Brás de Alportel abrem nova temporada com novos desafios

O Grupo Desportivo e Cultural de Machados fez a apresentação da sua equipa de seniores, em competição na 1.ª divisão […]

O Grupo Desportivo e Cultural de Machados fez a apresentação da sua equipa de seniores, em competição na 1.ª divisão distrital, no passado dia 29 de setembro, no campo de futebol António Coelho.

“Dos 25 jogadores inscritos na nossa equipa, 90% são de São Brás de Alportel, e é totalmente são-brasense toda a equipa técnica, o que nos enche de orgulho”, segundo palavras do presidente da direção, José Cirilo Mendonça.

São imensas as dificuldades que os clubes enfrentam, colocando em causa o seu futuro. “Num momento como este, conseguir chegar a este dia e apresentar uma equipa é um enorme motivo de satisfação. Só é possível chegar até aqui pela carolice dos dirigentes e dos colaboradores, este conjunto de amigos que mantém viva esta chama. Um empenho coletivo que celebramos em dias como este, com saudável convívio e confraternização.”

José Cirilo acrescenta a importância do apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, referindo o recente apoio por parte da Câmara Municipal para a aquisição da nova caldeira para os balneários do campo de futebol, sem a qual seria impossível encetar a nova temporada.

Para o sucesso da equipa sénior desta coletividade, muito contribui o bom trabalho, ao nível da formação, que é desenvolvido pela Sociedade Recreativa 1.º de Janeiro, outra associação são-brasense que nos últimos anos tem vindo a dedicar-se à formação desportiva, garantindo aos mais jovens a aprendizagem e competição no futebol, desenvolvendo atualmente seis escalões desportivos: desde os mais pequeninos, de 6 anos até aos juvenis.

Por seu lado, a apresentação das equipas da Sociedade Recreativa 1.º de Janeiro decorreu no passado dia 6 de outubro, no Campo de Futebol Municipal, numa tarde desportiva, onde tiveram lugar diversos jogos de apresentação.

Para Domingos Jacinto, presidente da direção da Sociedade Recreativa 1.º de Janeiro, “é cada vez mais difícil continuar… São cada vez maiores as dificuldades que sentimos, agravado pelo aumento dos valores cobrados pela Associação de Futebol do Algarve, que não conseguimos aceitar, pois colocam em causa todo este trabalho que desenvolvemos com os jovens, na formação desportiva”.

É unânime o reconhecimento por ambas as equipas da importância do apoio, concedido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, para o prosseguimento do seu trabalho, em prol do desporto.

Apesar de todas as adversidades, o município de São Brás de Alportel tem feito um enorme esforço para continuar a apostar na formação desportiva e no apoio imprescindível a estes clubes.

“O trabalho que os clubes desportivos desenvolvem é fundamental para que os nossos jovens possam ter formação desportiva. Só com a sua carolice, o seu empenho e dedicação abnegada é que conseguimos ter em São Brás todas estas equipas e estas centenas de jovens com uma saudável ocupação do seu tempo livre. Mais do que aprender um jogo, estão a aprender a viver, em equipa e comunidade. É por isto que este trabalho é fundamental”, defende o vereador do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal Vitor Guerreiro.

 

Comentários

pub