Câmaras do Barlavento algarvio repudiam cortes na agência Lusa

Quatro Municípios do Barlavento algarvio vieram a público repudiar os cortes anunciados no serviço noticioso da Agência Lusa no Algarve. […]

Quatro Municípios do Barlavento algarvio vieram a público repudiar os cortes anunciados no serviço noticioso da Agência Lusa no Algarve. As Câmaras de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, através da associação de municípios «Terras do Infante» e a Câmara de Portimão, numa iniciativa paralela, apelaram ao Governo para «não destruir o serviço público noticioso prestado por essa agência».

As autarquias que constituem a «Terras do Infante», num comunicado conjunto, «solidarizam-se com os trabalhadores da agência em luta por um serviço digno em prol do Algarve e dos algarvios (e do país!)». Aprovaram ainda uma moção de repúdio a esta medida.

Em Portimão, também foi aprovada uma moção contra a redução do serviço da Lusa, mas em Reunião de Câmara. «A moção, assinada pelo presidente de câmara Manuel da Luz, teve a abstenção dos vereadores do PSD e considera que as mais recentes orientações governamentais para os órgãos públicos de comunicação social, sediados na região, têm provocado a progressiva destruição dos canais de ligação das comunidades locais algarvias ao espaço mediático nacional», revelou a Câmara de Portimão.

A autarquia portimonense também critica «a redução significativa do tratamento de matérias informativas de âmbito regional, em virtude das limitações impostas às delegações regionais do serviço público de televisão e rádio».

«Considerando que os cortes anunciados poderão provocar não só despedimentos e supressões deste serviço público na sua componente local, como visarão ainda camuflar o impacto e as consequências negativas que as políticas restritivas estão a ter por todo o país, a moção refere que a região algarvia não se pode calar perante mais esta tentativa de silenciamento», conclui a autarquia de Portimão.

Comentários

pub