Câmara de Silves aprova manutenção das freguesias com votos contra da presidente e vice-presidente

A Câmara Municipal de Silves aprovou, esta sexta-feira, a proposta da vereação socialista para a manutenção das oito freguesias do […]

A Câmara Municipal de Silves aprovou, esta sexta-feira, a proposta da vereação socialista para a manutenção das oito freguesias do concelho, mas com os votos contra da presidente Isabel Soares e do vice-presidente Rogério Pinto, ambos do PSD.

O terceiro vereador do PSD absteve-se e a vereadora da CDU votou a favor. A aprovação foi possível porque, apesar de governar a autarquia, o PSD não tem maioria no executivo municipal, detendo a presidência e dois vereadores, contra três vereadores do PS e um da CDU.

A proposta dos vereadores socialistas defendia que a Câmara Municipal de Silves deveria deliberar «ser inequivocamente favorável à manutenção das atuais oito freguesias do concelho», que a presidente da autarquia, ficasse «expressamente mandatada para defender a manutenção das oito freguesias na próxima sessão da Assembleia Municipal de Silves».

A proposta defendia ainda que a «tutela» deve ser informada, «designadamente o secretário de Estado da Administração Local, a Unidade Técnica Nacional e todos os grupos parlamentares da Assembleia da República que a posição da CMS é a defesa intransigente da manutenção de todas as oito freguesias do Concelho de Silves», e que «sejam informados todos os deputados eleitos no círculo eleitoral do algarve da decisão tomada pelo município, para defenderem esta posição nos órgãos que acharem convenientes, de modo a garantir que a manutenção das oito freguesias seja assegurada».

Segundo um comunicado do PS de Silves, com esta votação «clarificaram-se as posições. Quem está a favor e contra a manutenção das nossas Freguesias. Definiram-se. O voto revelou as suas reais intenções».

Os socialistas terminam afirmando que «a população pode contar com o nosso empenho, tudo faremos para travar esta tenebrosa intenção de quem nos (des)governa».

Silves junta-se assim ao grupo de municípios que já rejeitaram oficialmente a extinção ou fusão de freguesias.

Os municípios têm de enviar à Assembleia da República, até esta segunda-feira, 15, as deliberações sobre a reorganização administrativa.

 

Comentários

pub