Câmara de Loulé lamenta redução de horário na Extensão do Centro de Saúde em Quarteira

A Câmara de Loulé lamentou publicamente a decisão da Administração Regional de Saúde do Algarve de acabar com o horário […]

A Câmara de Loulé lamentou publicamente a decisão da Administração Regional de Saúde do Algarve de acabar com o horário adicional da extensão do Centro de Saúde de Loulé em Quarteira, colocando-a em igualdade de horário com as restantes extensões de saúde do Algarve e do País.

«A extensão do Centro de Saúde de Loulé em Quarteira tem funcionado com um horário adicional (20h00 às 24h00) devido ao esforço numa primeira fase desta Autarquia, que lá colocou funcionários contratados para o efeito, e numa segunda fase pela ARS Algarve que prosseguiu esse esforço de manutenção de alargamento de horário de atendimento ao público», explicou a autarquia.

Apesar de admitir que «este é um caso único no Algarve e porventura no País», a autarquia salientou que «casos específicos carecem de medidas específicas e neste caso é entendimento desta Autarquia que o Estado deveria ter em atenção todos os argumentos que levaram a que, no passado, o alargamento de horário fosse garantido».

«Quarteira é uma cidade com mais de 20 mil habitantes, número esse que aumenta exponencialmente em época de férias. A urbanidade que a cidade ganhou nas últimas duas décadas tornou-a numa das freguesias com mais alta natalidade do Algarve. A cidade cresceu e o Estado deve crescer com ela, acompanhando os seus ritmos e as suas necessidades», defendeu.

Apesar de dizer compreender a «lógica subjacente que leva a ARS Algarve a tomar esta decisão», contrapôs que «o Estado e os seus serviços de saúde necessitam pensar com celeridade e concretizar de forma definitiva fórmulas de acesso a cuidados básicos de saúde em horário alargado na cidade de Quarteira», garantindo que está disponível «para fazer parte das soluções, desde que estas respeitem o princípio da prestação de serviço às populações e o princípio das competências de cada entidade envolvida».

Comentários

pub