Beta Talk@university leva espírito empreendedor à universidade

No dia 16 de outubro, e a marcar o início do ano académico, as boas ideias e o espírito empreendedor […]

No dia 16 de outubro, e a marcar o início do ano académico, as boas ideias e o espírito empreendedor das Beta Talk vão até às universidades das várias cidades anfitriãs destes encontros inspiradores, sendo que em Portimão o encontro terá início às 19h00 no auditório do Campus da Universidade do Algarve.

A Beta Talk@university de Portimão trará à conversa dois empreendedores que em polos extremos do Algarve, Vila do Bispo e Castro Marim, abraçaram projetos inovadores, superaram desafios e agarraram oportunidades, que serão partilhadas com os participantes, num ambiente informal e descontraído.

Jorge Raiado, responsável pela Salmarim (http://www.salmarim.com), começou a trabalhar na área dos seguros e vending de água, foi expatriado em missão da AMI, assumiu o cargo de assessor da vereação de Cultura na Câmara Municipal de Tavira e depois mudou-se para a construção, onde ainda mantem ligação ao sector turístico/hoteleiro através de uma empresa familiar.

Nas salinas de Castro Marim desenvolveu em 2008 o projeto Salmarim, no qual inovou o processo de comercialização de flor de sal, recriando aromas e embalagens, fazendo a diferença e, acima de tudo, promovendo um local único e irreplicável, em que a atividade económica do homem talhou o atual ecossistema.

António Ferreira iniciou a aventura da Aldeia da Pedralva (http://www.aldeiadapedralva.com) em outubro de 2005, prescindindo na época de um bom emprego como publicitário, um excelente salário e de todas as comodidades da vida moderna, simplesmente porque sentiu a falta de uma coisa: liberdade.

O grande objetivo foi devolver vida à Aldeia da Pedralva, localizada no concelho de Vila do Bispo e até então em completo estado de ruínas, tendo-se lançado com alma e coração a este bem-sucedido projeto de turismo de natureza.

 

Inscrição prévia e gratuita

 

A participação nesta Beta Talk é totalmente grátis, embora de inscrição obrigatória em http://beta-talk-outubro.eventbrite.com. O wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar, uma vez que as boas ideias merecem um brinde.

Os vitivinicultores locais voltam a associar-se à iniciativa, assegurando a presença dos vinhos da Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina neste brinde, cujos produtores são também eles exemplos de empreendedorismo local.

Entre as duas talks com os convidados, e antes do wine-break, tem lugar um Beta-Pitch Corner para que os participantes possam apresentar as suas ideias e – quem sabe – encontrar clientes, parceiros ou investidores.

Em simultâneo, decorrem Beta Talks@university nos pólos de de Lisboa e de Oeiras do Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Economia/Engenharia da Universidade do Porto, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho, em Braga.

A Beta Talk de outubro em Portimão tem o apoio da ETIC- Algarve e a parceria de media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Comentários

pub