Barti Café traz ainda mais cultura ao Pátio de Letras

Uma postura diferente, com um grande enfoque em manifestações culturais, cara lavada e sangue novo. Estes são alguns dos pontos […]

Uma postura diferente, com um grande enfoque em manifestações culturais, cara lavada e sangue novo. Estes são alguns dos pontos que caracterizam o «Barti Café», o novo espaço de bar do Pátio de Letras, em Faro, que é inaugurado esta sexta-feira, a partir das 18h30.

Trata-se de uma parceria entre a livraria/espaço cultural farense e dois gestores de estabelecimentos desta natureza de Faro que pretende potenciar a vertente de eventos culturais, que desde o início do projeto tem andado de mãos dadas com a livraria Leya no Pátio.

A partir de hoje, o bar do Pátio de Letras passa a ser gerido por Pedro e Tiago Bartilotti, já responsáveis pelo bar «Os Artistas» e pelo «Espaço C» do Teatro das Figuras.

O objetivo, assumido por Pedro Bartilotti ao Sul Informação, é manter os que já fizeram do Pátio de Letras um ponto de passagem obrigatório como clientes e lançar “a rede” a mais clientes, com a nova gerência a piscar o olho à população «entre os 40 e os 70 anos, que contam com muito pouca oferta na cidade de Faro», para além de frequentadores dos outros espaços que gerem.

Algo que se consegue não apenas com um bom serviço, mas também com iniciativas interessantes. «Todos os meses vamos ter uma instalação de um artista diferente. As exposições não estão postas de lado, mas vamos apostar mais nas instalações», revelou. Pedro Bartilotti prefere manter segredo sobre o primeiro artista convidado, cuja instalação estará patente já em Novembro, mas garantiu que vai ser «completamente fora do normal». «Um dos locais que vamos privilegiar é o corredor de entrada, pois tem as condições ideias para este tipo de manifestação artística», acrescentou.

Outra aposta forte será em aliar iguarias a expressões artísticas.«Estamos a programar workshops de chocolate, provas de vinho. teremos uma rubrica de poesia, vinho e chocolate uma vez por mês e outra que se chamará “Hora do Chazz”, que irá misturar chá com jazz», disse.

«Vamos ter sempre eventos, mas aqueles de maior impacto vão acontecer quando pudermos utilizar todo o espaço, tanto o interior como a esplanada, o que deverá acontecer a partir da primavera», disse ainda.

Para daqui a alguns meses está previsto «um festival de Spoken Words e vários apontamentos de música». Nesta última vertente, alguns serão «programados com a devida antecedência e outros aproveitando a passagem de artistas conceituados pela região» ou mesmo na Andaluzia. Os Jazz, Blues e Clássico serão os privilegiados.

Além de eventos próprios, o «Barti Café» também irá beneficiar das iniciativas promovidas pela livraria Leya no Pátio, naquilo que se pode classificar como uma simbiose . «A nossa vinda para cá já era um namoro antigo. Um dos motivos porque estamos cá é porque estamos em sintonia com [a criadora e dona do Pátio de Letras] Liliana Palhinha, a grande mentora deste espaço. Os eventos que se realizam aqui têm tudo a ver com o espaço e os que nós iremos trazer também se enquadrarão perfeitamente na sua filosofia», considerou.

O «Barti Café» já vai dar apoio ao evento que amanhã, sábado, trará ao Pátio de Letras a atriz Filomena Gonçalves , que irá mostrar a sua primeira obra, o livro infanto-juvenil «O Misterioso Mundo de Guta», acompanhada por Francisco Moita Flores.

A 6 de novembro, o espaço cultural farense recebe Daniel Sampaio que irá apresentar o seu mais recente livro «Labirinto de Mágoas» e pelo meio, no dia 3 de novembro, um sábado,  ainda haverá oportunidade de participar na apresentação a obra «Passagens Revoltas» de um dos fundadores da In Loco Alberto Melo.

O «Barti Café» funcionará todos os dias, com o horário entre domingo e quinta a fixar-se entre as 10 horas e a meia noite e à sexta e sábado entre as 10 e as 2 horas.

Comentários

pub